Pular para o conteúdo

Aplicativo Para Consultar FGTS: Tudo o que Precisa de Saber





    O termo ‘FGTS’ significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um fundo do governo brasileiro que fornece apoio financeiro para aqueles que estão empregados no Brasil. É uma parte importante do sistema de segurança social no Brasil e pode ser utilizado como fonte de rendimento durante os períodos de necessidade ou para cobrir despesas relacionadas à reforma. O fundo do FGTS é gerido por uma agência governamental chamada Caixa Econômica Federal (CEF).

    Se quiser consultar o FGTS de uma pessoa falecida, isso pode ser feito por diferentes meios. Pode visitar a sua filial local da CEF ou utilizar os seus serviços online para aceder à informação. Se pretende consultar o FGTS pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física), a versão brasileira dos números da Segurança Social, então deve utilizar o seu portal online. Também pode descarregar a aplicação móvel CEF e aceder à sua conta a partir de qualquer lugar no Brasil.

    Para saber se tem uma conta inactiva no FGTS, pode visitar o website oficial da CEF, iniciar sessão com o seu número de CPF e verificar se existe uma conta inactiva associada a ela. Em caso afirmativo, poderá então aceder aos fundos desta conta.

    Finalmente, se quiser consultar a revisão do FGTS, então deverá utilizar novamente o portal online da CEF. Isto dar-lhe-á uma visão detalhada da sua conta FGTS, incluindo o saldo e as transacções que tiveram lugar no seu interior. É importante notar que estas revisões são atualizadas regularmente pela CEF e devem ser consultadas pelo menos anualmente.

    Neste artigo, daremos uma visão global do funcionamento desta aplicação e das características que ela proporciona aos utilizadores. Também daremos uma visão geral das suas vantagens.




    Aplicativo Para Consultar FGTS

    O que é Aplicativo Para Consultar FGTS

    O Aplicativo Para Consultar FGTS é uma aplicação concebida para ajudar os cidadãos brasileiros a aceder facilmente à sua informação do FGTS. Fornece uma forma simples de visualizar o saldo total da sua conta bem como informações sobre depósitos individuais. Fornece também um resumo das suas contribuições e quaisquer taxas de juro associadas.




    A aplicação está disponível para download tanto em dispositivos Android como iOS e pode ser utilizada sem a necessidade de uma ligação à Internet. Isto torna-a ideal para pessoas que viajam frequentemente ou em áreas com fraca cobertura de rede.

    Benefícios do Aplicativo Para Consultar FGTS

    A utilização do Aplicativo Para Consultar FGTS facilita aos utilizadores manterem-se no topo das suas finanças. Ao fornecer uma visão global das suas contribuições e depósitos, o aplicativo ajuda os utilizadores a planear e gerir o seu futuro financeiro. Também inclui características tais como notificações quando um depósito é efectuado, facilitando aos utilizadores manterem-se actualizados sobre o estado das suas contas.

    Além disso, o aplicativo dá acesso a aconselhamento e orientação financeira de profissionais qualificados, tais como contabilistas e consultores fiscais. Isto permite aos utilizadores tomarem decisões informadas sobre as suas finanças sem terem de procurar aconselhamento independente.

    Como Baixar o Aplicativo do FGTS

    Pronto para tirar partido do app do FGTS? Aqui está um guia passo-a-passo sobre como descarregá-la.

    1 – ir à sua loja de aplicações e procurar por “FGTS”.
    2 – selecione a aplicação desenvolvida pela Caixa Econômica Federal e clique em “instalar”.
    3 – Uma vez instalada a aplicação, vá à página inicial e clique em “Cadastre-se”. Terá de introduzir o seu número de CPF, nome, data de nascimento e outras informações pessoais.
    4 – Assim que todos os seus dados forem introduzidos corretamente, clique “Avançar” na parte inferior da página.

    5 – O passo seguinte é introduzir os seus dados bancários. Terá de fornecer o número da sua conta bancária, nome da agência e código bancário.
    6 – Assim que tiver preenchido esta informação, clique novamente “Next” no fim da página.

    7 – Finalmente, será-lhe-á pedido que crie uma senha para fins de segurança. Faça a página “Criar uma senha” e introduza a sua nova senha duas vezes.

    Certifique-se de que é algo de que se possa lembrar mas com complexidade suficiente para dificultar a adivinhação dos outros. Uma vez terminado, clique no botão “Finish” (Terminar) no fundo da página.

    Como Consultar FGTS de Falecido

    O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um fundo criado pelo Governo Brasileiro para garantir os direitos dos trabalhadores em termos de trabalho. É importante consultar este fundo em caso de morte de um trabalhador, uma vez que pode haver dinheiro disponível para os membros da família.




    1 – Em primeiro lugar, deve contactar a Caixa Econômica Federal que foi utilizada pelo trabalhador falecido para realizar transações relacionadas com o fundo FGTS.

    2 – Deverá fornecer-lhes uma certidão de óbito e outros documentos que comprovem a sua relação com o trabalhador falecido.

    3 – Uma vez os documentos apresentados e verificados, poderá receber uma declaração da conta do FGTS.

    4 – Este extrato listará todas as transações relacionadas com o fundo e poderá ser utilizado para determinar se o dinheiro está disponível para levantamento.

    5 – O próximo passo é contactar a sua agência local da Caixa Econômica Federal a fim de solicitar a transferência dos fundos do FGTS.

    6 – Isto exigirá uma declaração juramentada assinada por qualquer representante legal ou parente do trabalhador falecido, juntamente com uma cópia do seu cartão de identificação.

    7 – Uma vez apresentados todos os documentos, o seu pedido será processado e o dinheiro deverá ser libertado no prazo de 30 dias.

    8 – Se não o receber dentro deste prazo, deve contactar o coordenador do FGTS da sua região para garantir que tudo está em ordem.

    Seguindo estas etapas, pode consultar o fundo FGTS de um trabalhador falecido e determinar se existem fundos disponíveis para retirada. É importante lembrar que este processo requer paciência e precisão, a fim de assegurar que o dinheiro seja libertado sem quaisquer problemas.

    Como Consultar FGTS pelo CPF.

    A consulta do FGTS pelo CPF é fácil e direta. Siga estes passos para descobrir o saldo da sua conta:

    1. Visite o sítio web do Ministério da Economia, onde terá acesso ao serviço de consulta on-line do seu FGTS pelo CPF;
    2. Introduza o seu número de registo de 11 dígitos (CPF);
    3. Marque a caixa “Não é um robô? E clique no botão “ok”;
    4. Introduza os seus dados pessoais, tais como nome e data de nascimento;
    5. Uma vez introduzida toda a informação, clicar no botão “Enviar registo”;
    6. Agora que tem confirmada a sua identidade, terá acesso ao saldo da sua conta no FGTS.

    Para além de verificar online o saldo do seu FGTS pelo CPF, pode também consultá-lo via telefone ou aplicativo móvel. Para tal, ligue para o número 0800-726-0207 e seleccione a opção 3. Também pode baixar a aplicação móvel FGTS a partir da App Store ou Google Play, disponível gratuitamente.




    Ao consultar regularmente o seu saldo do FGTS, pode acompanhar todas as transações e certificar-se de que todos os pagamentos devidos são recebidos atempadamente. Lembre-se também de verificar periodicamente a sua conta bancária para se assegurar de que todos os depósitos previstos foram recebidos.

    Como Saber se Tenho Conta Inativa.

    Se estiver a pensar se tem ou não uma conta inactiva no FGTS, há alguns passos simples que o podem ajudar a descobrir. Continue a ler para descobrir como verificar se a sua conta do FGTS está inativa e o que deve fazer a seguir.

    Antes de mais, certifique-se de que tem a documentação adequada à sua disposição. Isto inclui o seu cartão de identificação, número de CPF e prova de que trabalha no Brasil desde 1999. Se não tiver nenhum destes documentos, contacte o escritório do FGTS para obter um novo.

    Quando tiver toda a papelada necessária pronta, terá de visitar o sítio Web da Caixa Econômica. Aqui, poderá pesquisar através da base de dados do FGTS e ver se a sua conta está ativa ou não. Pode também contactar diretamente o banco e perguntar-lhes se têm alguma informação sobre o estado da sua conta.

    Em alternativa, poderá dirigir-se pessoalmente a uma Caixa Económica Federal para encontrar sobre o estado da sua conta. Aqui terá de apresentar todos os documentos acima mencionados e preencher um formulário solicitando informações sobre o estado da sua conta no FGTS.

    Se tiver uma conta inactiva no FGTS, pode ser devido estar desempregado durante demasiado tempo ou porque não há dinheiro suficiente na sua conta. Isto deve ser fácil de verificar ao olhar para as suas últimas folhas de vencimento. Se estiver desempregado há mais de 3 meses, a sua conta do FGTS ficará automaticamente inativa.

    Se achar que há um erro e a sua conta do FGTS deve estar ativa, pode contactar o escritório do FGTS e eles ajudá-lo-ão a resolver o problema. Em alguns casos poderá ter de fornecer documentação adicional ou provas de que ainda está empregado.

    Como Consultar FGTS Inativo

    A consulta do FGTS inativo pode ser um processo complexo, mas estamos aqui para lhe facilitar a vida. Siga este guia passo a passo para aprender como consultar e ter acesso aos fundos do FGTS que estão à sua espera.




    1. O primeiro passo é registar-se na Caixa Econômica Federal, através do seu website ou num dos seus ramos físicos. Terá de ter consigo documentos como o CPF e identificação válida para se registar.

    2. Uma vez registado, vá à página “FGTS” no website ou peça assistência numa sucursal. Aqui pode encontrar informações sobre as suas contas inativas do FGTS, incluindo o número e a quantidade de fundos disponíveis.

    3. Quando souber a quantia de dinheiro disponível, poderá decidir como retirá-la. Pode optar por fazer uma transferência bancária ou receber um cheque da Caixa Econômica Federal.

    4. Para transferências, preencha o formulário no website ou numa agência e fornecer informações sobre a sua conta bancária, tais como o nome da instituição financeira, agência, e número de conta. Isto pode levar de 3 a 5 dias úteis para que o dinheiro apareça na sua conta.

    5. Se quiser um cheque, preencha o formulário com os seus dados pessoais e aguarde que o cheque chegue. Isto pode demorar até 15 dias após o envio do formulário.

    6. Finalmente, assim que receber os seus fundos, certifique-se de os utilizar de uma forma responsável e planeie o futuro!

    Consultar e aceder ao FGTS inativo nunca foi tão fácil! Com este guia, poderá assumir o controlo das suas finanças e utilizar os fundos que estão à sua espera.

    Como Saber se Tenho Direito a Correção do FGTS.

    Se quiser saber se tem direito ao ajuste do FGTS, há três passos fáceis a seguir.

    Primeiro, calcule o seu saldo do FGTS. Isto pode ser feito reunindo todas as informações relacionadas com os seus depósitos dos últimos 8 anos numa conta bancária ou em qualquer outra forma de instituição financeira, tal como contas de poupança dos correios. Quando tiver toda a informação, utilize uma simples calculadora para saber quanto dinheiro é elegível com base nos seus depósitos ao longo dos últimos 8 anos.

    Em segundo lugar, contacte o seu escritório local do FGTS e forneça-lhes os detalhes dos seus depósitos para que os possam verificar. Certifique-se de que possui documentos de identificação válidos e prova de morada para mostrar. Uma vez verificada a sua informação, poderá dizer-lhe se é ou não elegível para o ajuste do FGTS.

    Finalmente, se for elegível para o ajustamento do FGTS, o escritório fornecerá um formulário que precisa de ser preenchido e devolvido no prazo de 30 dias. Assegure-se de ler cuidadosamente todas as instruções antes de submeter o formulário. Além disso, terá de apresentar provas de todos os depósitos efetuados nos últimos 8 anos para que o ajustamento do FGTS seja aceite.

    Uma vez apresentada a sua candidatura, o escritório do FGTS irá analisá-la e informá-la se é ou não elegível para o ajustamento. Uma vez aprovado, o candidato deverá esperar algumas semanas para que o ajuste do FGTS seja processado.

    FAQs Sobre Aplicativo Para Consultar FGTS

    P: A aplicação é de livre utilização?

    R: Sim, a aplicação é gratuita para descarregar e utilizar.

    P: O aplicativo requer uma ligação à Internet?

    R: Não, a aplicação não requer uma ligação à Internet. Pode ser utilizado sem uma ligação à Internet.

    P: A aplicação é segura?

    R: A aplicação foi concebida com a segurança em mente e está protegida por uma série de medidas, incluindo encriptação e autenticação de dois factores.



    Preencha seus dados abaixo para verificar se tem direito a antecipação do seu FGTS