Pular para o conteúdo

Como Identificar uma Música





A identificação musical pode ser uma tarefa complicada, especialmente se não se conhece o artista ou gênero. Mas com as ferramentas e recursos adequados, pode identificar rapidamente canções que apanham o seu ouvido.

Quer esteja a ouvir rádio, serviços de streaming como Spotify ou Apple Music, ou mesmo a ver vídeos do YouTube, há várias formas de chegar ao fundo dessa melodia cativante.

Neste artigo, vamos levá-lo através dos passos sobre como identificar a música num instante.




Aplicativo Para Descobrir Nome De Música (Fonte: Pexels)

Utilização de Serviços de Reconhecimento de Música





A forma mais fácil e mais popular de identificar música é utilizando um serviço de reconhecimento musical como o Shazam ou o SoundHound. Estes serviços utilizam tecnologia sofisticada, como impressões digitais de áudio para fazer corresponder a música que se ouve com a sua vasta base de dados de canções.

Basta lançar a aplicação, tocar no botão de gravação, e permitir que oiça por alguns momentos. A aplicação mostrará então o nome da canção, nome do artista, título do álbum, e até um link para comprar ou transmitir a faixa.

Aplicativo de Baixar Música

Existem diversos aplicativos para baixar suas músicas preferidas. Escolha um que lhe mais agrada visualmente, alguns dos melhores são: Amazon Music, Apple Music, Deezer, AudioMac. Todos estão na loja virtual do seu telefone, para baixar.

  1. Abra sua loja virtual pelo celular.
  2. Na barra de pesquisa digite o nome do aplicativo.
  3. Quando o encontrar, clique no botão de descarga, e deixe a aplicação instalar.
  4. Uma vez instalada, abra a aplicação e selecione a sua música favorita, pesquisando na sua biblioteca.
  5. Crie uma lista de reprodução das suas músicas favoritas para ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar.
  6. Pode também personalizar a sua própria estação de rádio com artistas ou gêneros específicos.
  7. Estas aplicações de download de música também oferecem descontos e ofertas das quais pode beneficiar para obter as suas canções ou álbuns favoritos.

Como Identificar Música Online





Aqui estão algumas dicas sobre como identificar as suas músicas favoritas online:

1. Ouça com atenção – Preste atenção à melodia e à letra da canção. Pode ajudar a ouvir pelo menos três vezes, a fim de se certificar de que tem todos os detalhes.

2. Faça alguma pesquisa – Use motores de busca como o Google ou DuckDuckGo para descobrir informações sobre o artista, a etiqueta a que estão assinados, e outras canções que tenham lançado para restringir os seus resultados.

3. Utilizar as redes sociais – Procure o artista no Facebook, Twitter, e Instagram. Eles podem ter postado sobre a canção ou compartilhado com os fãs.

4. Analisar o vídeo musical – Se encontrou a canção no YouTube, veja atentamente o vídeo musical oficial e procure pistas tais como o nome do artista, o título do álbum, e até a sua editora discográfica.

5. Perguntar a um amigo – Se tudo o resto falhar, perguntar a alguém que possa saber sobre a canção ou artista. Também pode perguntar em fóruns de música online para mais informações.

Ouvir Trechos de Música

Outra forma de identificar a música é prestar atenção à letra e outras pistas que podem ajudá-lo a encontrar o artista e o título.

Tente recordar algumas das palavras ou frases que foram cantadas, assim como quaisquer ruídos de fundo ou instrumentos utilizados na canção.

Fazer uma pesquisa rápida online com estes detalhes pode levá-lo diretamente ao artista e título.

Procure Fãs e Comunidades Musicais

Se ainda tiver dificuldades em encontrar a canção, tente recorrer a comunidades musicais como Reddit ou fóruns de fãs para obter ajuda.

Aqui, pode fazer uma pergunta e obter respostas rápidas de fãs de música conhecedores que talvez possam fornecer mais detalhes sobre a faixa.

Mesmo que não tenham uma resposta, eles podem ser capazes de o encaminhar para alguém que o faça.



Apps Para Ouvir Música Offline

Não perca a música só porque não tem uma ligação à Internet. Com as aplicações certas, pode aceder às suas canções favoritas offline e manter o groove em qualquer lugar, em qualquer altura. Aqui estão as nossas melhores escolhas para as melhores aplicações para ouvir música offline:

1. Spotify: Esta popular aplicação permite aos utilizadores salvar os seus listas de reprodução e álbuns favoritos para audição offline. Tudo o que precisa de fazer é alternar a opção ‘Disponível Offline’ e a sua música estará pronta para ser ouvida!

2. Apple Music: Também pode desfrutar da audição offline com a Apple Music. Basta certificar-se de que as canções estão na sua Biblioteca, pois não podem ser descarregadas diretamente do streaming rádio.

3. SoundCloud: Esta aplicação é ótima para encontrar música nova, bem como para tocar faixas que já guardou no seu dispositivo para audição offline. Com a versão paga do SoundCloud, pode descarregar quantidades ilimitadas de música e reproduzi-la mesmo quando não tem uma ligação à Internet.

4. Google Tocar música: O Google Play Music permite-lhe adicionar até 50.000 das suas próprias canções do seu computador ou smartphone para audição offline. Tem também uma vasta selecção de estações de rádio com curadoria e listas de reprodução para qualquer ocasião.

Perguntas Frequentes

P: Como é que descubro que canção é esta?

R: A melhor maneira de identificar uma canção é usando um serviço de reconhecimento musical como Shazam ou SoundHound. Também se pode tentar procurar fãs e comunidades musicais para obter ajuda.

P: Que tipo de música posso identificar?

R: Com as ferramentas e recursos adequados, pode utilizar os serviços de reconhecimento musical para identificar uma vasta gama de canções, incluindo gêneros populares como hip hop, rock, pop e muito mais.

P: Qual é a precisão da identificação musical?

R: Os serviços de reconhecimento musical são muito precisos e podem normalmente identificar canções em segundos. No entanto, se a canção for mais antiga ou menos popular, pode ser mais difícil encontrar uma correspondência.