Pular para o conteúdo

Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital: Confira 5 Programas

    Já não é de hoje que muitas pessoas têm feito a pergunta: como faço para recuperar fotos apagadas da câmera digital? O questionamento, que já é antigo, se dá pela amplitude do uso desses equipamentos, que estão no mercado há mais de uma década.

    Com o passar dos anos, as câmeras foram se modernizando e sendo acopladas aos telefones celulares, mas as boas e velhas câmeras fotográficas digitais permaneceram e seguiram evoluindo

    Muitos buscam na internet a resposta para como recuperar fotos apagadas da câmera digital pelo fato de que é muito fácil apagar imagens por engano ou perder arquivos via o famoso bug do “arquivo corrompido”, por exemplo. Apesar de ser um problema comum, poucos sabem como resolvê-lo.

    Entretanto, se você perdeu fotos da sua câmera digital, está prestes a resolver esse dilema, porque nesse artigo nós apresentamos cinco programas para você ter como recuperar fotos apagadas da câmera digital. Abaixo falo mais sobre cada um, assim você pode escolher qual usar.

    Então, continue lendo e saiba como recuperar fotos apagadas da câmera digital! Vamos lá!

    Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital: Confira 5 Programas

    Como Recuperar Fotos Da Máquina Fotográfica: Renee Undeleter

    Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital
    Como Recuperar Fotos Da Máquina Fotográfica: Renee Undeleter (Fonte: Site Oficial Do Renee Undeleter)

    O Renee Undeleter é um programa para computadores que possui uma versão sem custos perfeitamente funcional, mas pode ter a versão premium adquirida através do pagamento de uma pequena quantia. Com ele é possível recuperar fotos apagadas da câmera digital e muitos outros arquivos.

    Ele pode ser instalado tanto no Windows quanto no macOS e atua ao fazer uma varredura na memória da câmera digital ou em qualquer outro disco rígido. É interessante frisar que o programa é capaz de recuperar muitos tipos de arquivos e de variados tipos de memória, não apenas de câmeras digitais.

    Siga o passo a passo de como recuperar suas fotos apagadas da câmera digital:

    1. Certifique-se de que o Renee Undeleter está devidamente instalado em seu computador;
    2. Estando tudo certo quanto à instalação, conecte a sua câmera ao computador via cabo USB e, em seguida, abra o Renee Undeleter;
    3. Ao abrir o programa, quatro opções são apresentadas. Clique em “Scan de Partição Rápido”. Com essa opção, você pode escolher especificamente a memória da câmera e o tipo de arquivo, nesse caso fotos, que deverão ser escaneados;
    4. Na próxima tela, escolha o tipo de arquivo e o disco rígido que devem ser escaneados e clique em “seguinte”. O programa inicia a varredura;
    5. Agora, uma tela com as imagens já escaneadas aparece. Selecione as fotos que quer restaurar e clique em “recuperar”, no canto inferior direito da tela.

    Apaguei As Fotos Do Cartão De Memória Como Recuperar Pelo PC Inspector Smart Recovery

    Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital
    Apaguei As Fotos Do Cartão De Memória Como Recuperar Pelo PC Inspector Smart Recovery (Fonte: Site Oficial Inspector Smart Recovery)

    Dono de uma das interfaces mais descomplicadas dessa categoria de programas, o PC Inspector Smart Recovery oferece um ótimo serviço para quem deseja recuperar fotos apagadas da câmera digital ou cartão de memória, por exemplo.

    O programa funciona apenas no Windows e, depois de instalá-lo corretamente em seu computador, siga esse tutorial para recuperar os arquivos deletados:

    1. Conecte a sua câmera ou cartão de memória ao computador e abra o programa;
    2. Em seguida, selecione o disco de memória de onde quer recuperar as fotos, o tipo de arquivo a ser recuperado e, por fim, o local de destino dos arquivos quando forem recuperados;
    3. Para finalizar, basta clicar em “Start”, e o programa fará uma varredura completa, direcionando automaticamente as suas fotos para a pasta de destino indicada.

    Como Recuperar As Fotos Apagadas Do Cartão De Memória: PhotoRec

    Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital
    Como Recuperar As Fotos Apagadas Do Cartão De Memória: PhotoRec (Fonte: Captura De Tela Do PhotoRec Na Windows Store)

    O PhotoRec é mais um programa especializado em varreduras de discos de memória completas, possibilitando a recuperação de arquivos deletados. Com ele você consegue saber como fazer para recuperar fotos apagadas da câmera digital.

    Se você apagou fotos da sua câmera digital, cartão de memória ou HD externo, ou teve seus arquivos deletados por algum problema, eles podem ser recuperados com o PhotoRec da seguinte forma:

    1. Antes de ir para a recuperação propriamente dita, certifique-se de baixar e instalar corretamente o PhotoRec no seu computador;
    2. Para recuperar as suas fotos, conecte o seu cartão de memória ao computador e execute o PhotoRec. Note que o programa possui uma interface preta com caracteres de programação;
    3. Com o software em execução, selecione o seu cartão de memória ou outro dispositivo na lista que aparece, usando as setas do seu teclado. Ao localizar o local desejado, pressione “Enter” no seu teclado;
    4. Nas próximas telas selecione os tipos de arquivo que deseja recuperar, nesse caso fotos, e pastas específicas, se for o caso;
    5. No último passo, selecione a pasta onde vai guardar as imagens recuperadas e pressione a tecla “C” para iniciar a recuperação;
    6. Ao final do escaneamento e recuperação, o programa mostra os números da operação. As fotos recuperadas ficam salvas em uma pasta denominada “recup_dir”, dentro da pasta de destino que você selecionou.

    O PhotoRec demonstra uma linguagem um pouco mais técnica e, por isso, pode não ser o programa ideal para usuários mais básicos que desejam recuperar fotos apagadas de câmera digital.

    Recuperar Videos Deletados Da Câmera Digital: EaseUS Data Recovery Wizard

    Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital
    Recuperar Videos Deletados Da Câmera Digital: EaseUS Data Recovery Wizard (Fonte: Site EaseUS Data Recovery Wizard)

    O EaseUS Data Recovery Wizard é um programa para computadores que pode rodar em Windows e MacOS, tendo foco principal na recuperação de arquivos deletados de diversos tipos de dispositivos. Por isso é um programa ótimo para quem precisa saber como recuperar fotos apagadas da câmera digital.

    É interessante frisar que o programa é sem custos, mas oferece a opção de compra da versão PRO. Na versão não paga o usuário pode recuperar até 2GB de arquivos, enquanto na versão paga não há limites nesse sentido.

    Dito isto, instale o EaseUS Data Recovery Wizard em seu computador e siga os passos abaixo para recuperar vídeos deletados da câmera digital:

    1. Conecte a sua câmera ou cartão de memória no seu computador e em seguida execute o EaseUS Data Recovery Wizard;
    2. O programa reconhece a memória que você conectou. Localize-a, clique sobre ela e depois em “Verificar”.
    3. Depois de o programa promover uma profunda varredura na memória indicada, todos os arquivos ali presentes são apresentados. Selecione os vídeos e fotos que deseja recuperar e clique em “Recuperar”;
    4. Por fim, escolha a pasta de destino dos arquivos recuperados e finalize a operação.

    Recuperar Videos Deletados Da Câmera Digital: Recoverit

    Como Faço Para Recuperar Fotos Apagadas Da Câmera Digital
    Recuperar Videos Deletados Da Câmera Digital: Recoverit (Fonte: Site Recoverit)

    O último integrante da nossa lista, é o eficiente Recoverit. Esse programa para computadores funciona em Windows e MacOS, e possui um período de testes sem custos para que os usuários possam degustar de suas funcionalidades.

    Além de recuperar vídeos deletados da câmera digital, o Recoverit foca na recuperação de todo tipo de arquivos deletados dos mais variados modelos de disco rígido. E isso inclui, é claro, vídeos e fotos que foram deletados de câmeras digitais ou cartões de memória.

    Veja como você pode realizar esse trabalho hoje mesmo, usando o Recoverit:

    1. Baixe e instale corretamente o Recoverit no seu computador pessoal;
    2. Em seguida, conecte o seu cartão de memória ou câmera digital ao computador e execute o programa;
    3. Na tela inicial do Recoverit, clique em “Recuperação de Dispositivos Externos” e depois selecione a memória de onde quer recuperar os arquivos;
    4. Ao selecionar o dispositivo correto, clique em “Iniciar”, para dar start na varredura. Ao terminar o procedimento, o programa mostra os vídeos e fotos que recuperou;
    5. Por fim, selecione os arquivos recuperados que deseja salvar, escolha uma pasta de destino e clique em “Recuperar”, no canto inferior direito da tela. Depois disso, os seus vídeos e fotos apagados estarão salvos.

    Espero ter ajudado você que se perguntava “como faço para recuperar fotos apagadas da câmera digital?”. Para conhecer mais programas de recuperação de arquivos, dê uma olhada em mais artigos aqui do site.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.