Pular para o conteúdo

Como Recuperar A Play Store

Uma dúvida que pode surgir para usuários de telefones Android é como recuperar a Play Store caso a loja de aplicativo tenha sido desativada no seu aparelho.

Esse problema pode acontecer se o usuário desativar o app sem perceber, ou se um administrador de contas Google decidir restringir o uso dos usuários à loja de aplicativos. Se o app for desativado, desaparecerá do menu e os ícones serão apagados.

Assim, a desativação faz parecer que a Play Store foi deletada do aparelho. Mas isso provavelmente não aconteceu, pois o funcionamento padrão dos celulares Android impede que os apps de fábrica sejam apagados definitivamente. Afinal, seria bem difícil recuperar a Play Store sem a loja de aplicativos, não é mesmo?

Mas ainda que o app da loja tenha sido só desativado e não deletado, você deve estar se perguntando como faço para recuperar o Play Store? A boa notícia é que o processo é mais simples do que pode parecer, basta mudar algumas configurações básicas no seu Android e a desativação do app pode ser revertida.

Assim, depois de completar o procedimento de como recuperar a Play Store, o ícone que leva à loja de apps do Google pode ser restaurado. O download de novos aplicativos será possível novamente, e o uso das outras funcionalidades também.

Por isso, para não correr o risco de ficar sem ter como baixar novos apps e perder o uso daqueles que você já tem por não poder atualizá-los para as versões mais novas, vale a pena conhecer as dicas sobre como recuperar a Play Store do meu celular.

Continue lendo esse artigo e confira as instruções detalhadas de como recuperar a Play Store!

Como Recuperar A Play Store

Como Recuperar A Play Store Do Meu Celular

O primeiro passo para você que busca como recuperar o Play Store do meu celular é ir até as configurações do app na sua lista de aplicativos. Confira:

  1. Você pode encontrar a lista de aplicativos abrindo as “Configurações”, na gaveta de aplicativos do seu celular;
  2. Lá, você precisa buscar pela opção “Configurações de aplicativos”, “Gerenciador de aplicativos”, “Apps e notificações” ou apps de nomes similares, já que o nome específico varia de acordo com a sua versão do Android;
  3. Dependendo da versão do Android instalada no seu aparelho, pode ser preciso clicar em um botão que diz “ver aplicativos”, “Mostrar os apps” ou termos parecidos. Essa opção pode também indicar no nome o número total de aplicativos instalados no seu aparelho;
  4. Na tela da lista de aplicativos, role a tela para baixo até encontrar o ícone do app Google Play Store e clique nele;
  5. Observe se o app encontra-se ativado: se ele estiver, um dos dois botões do topo da tela será “desativar”. Mas caso o botão apareça como “ativar”, clique nele e o app voltará a funcionar normalmente.

Recuperar A Play Store Com A Conta Google

Pode ser que os dados da conta Google tenham sido apagados quando a loja de aplicativos foi desativada, mas calma que é possível recuperar a Play Store do celular. Isso significa que vai ser preciso fazer o login novamente no seu Gmail, o que é bastante simples de fazer .

  1. O primeiro passo é abrir o aplicativo da Play Store e clicar no botão chamado “Fazer login”;
  2. O app vai passar alguns momentos em uma tela chamada “verificando dados”, e depois vai te levar a uma tela em que você deverá inserir seu endereço de e-mail do Google;
  3. Depois basta digitar a senha da sua conta e concluir o login.

Com isso, o app retornará ao normal. Contudo, não esqueça de ativar a internet antes de abrir a Play Store, já que o app precisa estar conectado à rede para que o login possa ser feito com sucesso.

Recuperar Play Store Para Organizações

Mas caso você seja o administrador de uma conta Google para uma organização,como uma empresa ou grupo familiar, e queira saber como recuperar a Play Store, será preciso fazer um procedimento um pouco diferente.

  1. Para começar vá até o Google Admin Console e faça login usando uma conta de administrador;
  2. Na tela inicial do console, escolha a opção “Apps”, e depois “Serviços Adicionais do Google”;
  3. Procure então pela opção correspondente ao Google Play e selecione “Status do Serviço”;
  4. Confira qual o status, e caso esteja desativado, você pode ativá-lo clicando em “Ativar” e depois confirmar a escolha pressionando “Salvar”.

Mas se o que você quer saber é como recuperar a Play Store para algum grupo específico de usuários na sua organização, você deve selecionar o grupo no console, na lista localizada à esquerda, e ativar o app especificamente para aquele subgrupo. Não esqueça de salvar suas alterações!

Recuperar O Código Da Play Store

Para recuperar o código da Play Store e resgatar cupons de desconto, vale-compras e crédito na loja de aplicativos, você pode fazer isso pelo celular ou computador. Com esse recurso é possível adicionar o código promocional e trocá-lo por livros, filmes, apps pagos e outros conteúdos.

  1. Abra a Play Store no seu celular Android ou faça login na sua conta pelo computador;
  2. Vá até o menu, deslize a tela e procure pela opção “Resgatar”;
  3. Digite o código e pressione “Resgatar” para confirmar o procedimento.

Com essas instruções você consegue recuperar o código da Play Store e usá-lo para compras na loja de aplicativos.

Caso a sua dúvida seja formatei meu celular como recuperar a Play Store, não precisa se preocupar, a Play Store é um app padrão e já vem instalada no seu celular. Então mesmo que o celular seja restaurado para versão original, a loja de aplicativos ainda estará lá

Agora você conhece os passos de como recuperar a Play Store, continue acompanhando as dicas e fique sempre por dentro das informações para recuperar o uso de vários cadastros!

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.