Pular para o conteúdo

Saiba Como Recuperar Arquivos Do Pen Drive Com Vírus





    O pen drive é muito utilizado no meio de trabalho, doméstico, para jogos ou meio artístico, por armazenar arquivos e documentos. Por ser acessível em diversos dispositivos, é natural que, sem perceber, ele seja contaminado e você se pergunte como recuperar arquivos do pen drive com vírus.

    Deve-se sempre tomar cuidado ao conectar o pen drive em computadores públicos, pois ele pode ser atacado por vírus e afetar a memória e armazenamento do dispositivo, e você pode acabar perdendo arquivos importantes.

    Às vezes o vírus oculta as pastas e arquivos do seu dispositivo, ou os transforma em atalhos, tornando tudo no pen drive inacessível. Quando isso acontece você precisa buscar meios para recuperar arquivos do pen drive com vírus.

    Se você está sofrendo com um ataque de vírus no pen drive, e não tem a mínima noção de como restaurar os arquivos, não se preocupe. Neste artigo apresento algumas dicas e soluções para recuperar arquivos do seu pen drive com vírus. Além disso, falo como passar antivírus e formatar o pen drive, para evitar problemas futuros.




    Saiba mais…

    Saiba Como Recuperar Arquivos Do Pen Drive Com Vírus

    Como Recuperar Arquivos Excluídos Do Pen Drive Por Vírus Com O CMD

    Se os seus arquivos estão ocultos, inacessíveis ou com o pen drive cheio de atalhos, saiba que o Windows possui uma ferramenta sem custos para recuperar arquivos do pen drive com vírus.

    O ChkDsk (CMD) é uma ferramenta de diagnóstico presente no Windows e pode ser a melhor maneira de recuperar seu pen drive. Siga os passos abaixo



    1. Conecte o seu pen drive (cartão de memória, disco, etc.) no seu computador;
    2. Vá à barra de pesquisa do Menu Iniciar e digite “cmd”, aparece o Prompt de Comando, então pressione “Enter”; 
    3. Aberto o programa clique em “cmd.exe” com o botão direito e então você é direcionado para linhas de comando do Windows, que permitem recuperar arquivos do pen drive com vírus;
    4. Agora, digite chkdsk X: /f e pressione “Enter”. (Troque o X: pela letra da sua unidade de pen drive escolhida); 
    5. Digite Y e pressione “Enter”; 
    6. Digite X: (Troque o X: pela letra da sua unidade de pen drive que quer recuperar os arquivos)
    7. Digite: attrib -h -r -s/s /d *.* e pressione “Enter”

    Após cumprir as etapas dos comandos, o Windows começa a reparar e recuperar os arquivos do pen drive com vírus. Aguarde um tempo e navegue até a unidade pen drive e verifique se você consegue visualizar os seus arquivos novamente.

    Se os arquivos voltaram a aparecer, parabéns. Caso contrário, não se preocupe. Apresento outras opções para você recuperar os arquivos do seu pen drive com vírus. Tente utilizar um programa especializado em recuperação de dados, como a seguir.

    Como Recuperar Arquivos Apagados Por Vírus Do Pen Drive Programa EaseUS Data Recovery Wizard

    Caso você não tenha conseguido recuperar os arquivos de um pen drive com vírus usando o CMD, existem programas de recuperação de dados que podem resolver seus problemas.



    O EaseUs Data Recovery Wizard é um programa de recuperação de dados profissional, para todos os dispositivos de armazenamento. Ele tem uma versão sem custos que recupera arquivos de um pen drive com vírus até 2GB e uma versão paga com recuperações ilimitadas por US$ 69,95/ano.

    Ele possibilita restaurar arquivos excluídos, corrompidos ou ocultos do cartão de memória, HD externo e pen drive infectados por vírus. Para recuperar seu pen drive infectado com vírus através do EaseUs, siga os passos a seguir:

    1. Baixe o aplicativo no oficial do EaseUS e conecte seu pen drive na porta USB do seu PC antes de executar o aplicativo; 
    2. Execute o aplicativo e escolha a unidade de pen drive no Disco Externo que quer recuperar e clique em “Verificar”;
    3. O programa verifica a unidade selecionada e os arquivos excluídos e atacados pelo vírus. O aplicativo aponta se os documentos ainda são utilizáveis;  
    4. Selecione os quadrados ao lado de cada arquivo do pen drive com vírus e clique no botão “Recuperar” para salvá-los em um local seguro do seu computador.

    Assim, você poderá recuperar os arquivos do pen drive atacado por vírus. Caso haja alguma dúvida, a EaseUS disponibilizou um vídeo tutorial de como realizar no site oficial do programa.

    Como Recuperar Pen Drive Com Vírus Pelo Mac

    Caso você não trabalhe com o Windows e tenha um Macbook, saiba que ele também possui um programa instalado de fábrica que permite acessar o pen drive com vírus e recuperar os arquivos perdidos.



    Siga o passo a passo para conseguir visualizar seus arquivos novamente:

    1. Abra o aplicativo de “Terminal” através do seguinte caminho: “Aplicativo” > “Utilitários” > “Terminal”; 
    2. Entre com o comando: 

    defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles TRUE;killall Finder;

    1. Agora você pode visualizar os arquivos ocultos na sua unidade pen drive. Podem aparecer diversas pastas e arquivos estranhos. Procure no meio delas suas pastas e arquivos;
    2. Uma vez achados, copie e cole em um local seguro do seu Mac e formate seu pen drive para se livrar dos vírus. 

    Pronto, você pode ter consigo recuperar os dados do seu pen drive com vírus. Caso todos os arquivos estejam ocultos ao invés de estarem em alguma pasta e você não achá-los, entre novamente no “Terminal” e siga esses passos:

    1. Digite o comando: chflags nohidden  (com espaço depois do comando);
    2. Aparecerem os arquivos escondidos, arraste-os para o “Terminal” e clique “Enter”;
    3. Digite: defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles FALSE;killall Finder para desativar a visualização de arquivos ocultos;
    4. Agora os arquivos não estão mais ocultos.

    Pronto, agora você pode recuperar seus arquivos do pen drive corrompido por vírus no Mac. Para ter certeza que os vírus foram excluídos do seu pen drive, remova seus arquivos dele, apague os arquivos estranhos, formate ele ou rode o pen drive em um antivírus. Como ensinaremos a seguir. 



    Como Passar Antivírus No Pen Drive E Formatar

    Uma medida importante de segurança para o pen drive ou HD externo é escolher um bom antivírus e atualizado. Assim, ele não poderá infectar o seu computador. Por isso é essencial que você aprenda como passar antivírus no pen drive e formatar.

    Existem maneiras de avaliar o seu computador e também o seu dispositivo externo à procura de vírus. Assim, você pode recuperar seu pen drive com vírus sem infectar seu computador e sem formatar.

    Primeiro, apresento como descobrir se o pen drive está infectado com vírus com o Windows Defender:

    1. Abra o “Explorador de Arquivos” do Windows e clique em “Este Computador”, na lateral esquerda;
    2. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o pen drive e no menu que aparece, selecione a opção “Verificar com o Windows Defender”;
    3. O Windows Defender verifica se o pen drive corrompido com vírus está Livre ou Contaminado.

    O próximo passo para recuperar o pen drive contaminado com vírus é escolher um bom antivírus para o computador. Ele mantém o computador seguro e também faz uma varredura no pen drive.

    Segue o passo a passo de como escolher o antivírus ideal para você: 

    1. Primeiro, você deve escolher um programa antivírus. Existem diversas opções sem custos disponíveis. Algumas das principais são:
      • Avira Antivírus
      • Microsoft Security Essentials
      • Avast! Free Antivirus
    2. Baixe, instale e abra o programa da sua escolha no seu PC;
    3. Vá até à opção Escaneamento no programa e procure por “Escaneamento Completo” e clique em “Iniciar”;
    4. Após o programa terminar a varredura nos sistemas, o antivírus irá detectar ameaças no seu computador. Basta seguir os passos informados pelo programa para excluir as infecções.

    Pronto! Agora você identificou e removeu todos os vírus do seu PC e Discos Externos, inclusive o pen drive. Fazendo a varredura regularmente você não precisa se preocupar em recuperar arquivos do pen drive com vírus, pois eles ficam seguros.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.