Pular para o conteúdo

Como Recuperar Backup Whatsapp Android? Veja O Passo A Passo





Saber como recuperar backup WhatsApp Android é sempre uma preocupação, principalmente porque temos muitas mensagens importantes nesse aplicativo e não podemos correr o risco de perdê-las e nem deletá-las sem querer.

Assim, para te ajudar, você confere neste artigo um passo a passo de como restaurar as últimas conversas ou salvar previamente as mensagens, além de descobrir como restaurar backup antigo do WhatsApp.

Isso é fundamental, pois quando troquei de smartphone perdi muitos arquivos importantes que estavam no WhatsApp, pois não tinha ativado o backup em nenhum dos lugares indicados.

Na primeira vez que perdi o celular, não estava com o backup em dia no aparelho antigo. Assim, tive que reinstalar o aplicativo do zero e acabei ficando sem arquivos de trabalho e fotos que eram muito importantes para mim, pois não sabia como recuperar backup WhatsApp Android.

Já na segunda vez que troquei de celular, consegui recuperar o backup das conversas no WhatsApp Android com as mensagens de textos e arquivos de mídia, mas também perdi mensagens recentes.

Por isso, resolvi escrever este artigo ensinando como recuperar backup WhatsApp, para garantir que você não vai passar por esse sufoco e poderá guardar para sempre seus arquivos, recordações e outras informações importantes.

Se você quer ativar o backup do WhatsApp no seu aparelho Android ou iPhone ou se acidentalmente perdeu alguma mensagem, você deve acompanhar o texto abaixo com o passo a passo para recuperar o backup do WhatsApp. Aproveite e boa leitura!



Como Recuperar Backup Whatsapp Android? Veja O Passo A Passo

Como Recuperar Backup Whatsapp Android?

A gente sabe como este aplicativo é muito popular e utilizado para tudo no Brasil. Por isso, é imprescindível conhecer o passo a passo de como recuperar backup WhatsApp Android, já que tudo é compartilhado nesta plataforma, de conversas de trabalho a papos com amigos e família.

Por isso, você deve aprender a armazenar as suas mensagens de texto e arquivos de mídia, como áudios, fotos e vídeos, para conseguir recuperar o backup do WhatsApp quando precisar, sem ter dores de cabeça e nem dificuldades nesse processo.

Se o aplicativo foi previamente configurado, ele irá realizar um backup na nuvem, em locais como Google Drive e iCloud Drive (Apple), mas por segurança o sistema do aplicativo já realiza automaticamente um backup das mensagens recentes.



Se você está sofrendo com a falta de memória interna do smartphone, você terá que deletar alguns arquivos, entre eles, conversas e mídias do WhatsApp que ocupam muito espaço no celular.

Antes disso, salve os arquivos mais importantes, realizando uma configuração de backup automático ou manual, as duas formas podem ajudar a recuperar backup WhatsApp Android, como você verá nos próximos tópicos.

Desse modo, seus arquivos estarão sempre protegidos e disponíveis. Este também é o momento de recuperar mensagens se você teve que trocar ou repor seu smartphone ou ainda caso tenha desinstalado o app por qualquer razão.

Para isso, utilize os arquivos que são salvos automaticamente ou aqueles que estão arquivados na nuvem do Google Drive e iCloud.

Saiba que é possível recuperar as mensagens que trocamos no WhatsApp com recursos fáceis que estão disponíveis nos smartphones, como explicaremos nos próximos tópicos.

Qual A Diferença Entre Os Backups Manual E Automático Do Whatsapp?

A diferença entre estes backups é que o WhatsApp faz um backup local que armazena as mensagens dos últimos sete dias, às 2h da manhã.



Já o backup automático feito na nuvem é mais completo e feito a partir das configurações que você determinou. Ele pode guardar mais dados, indo além dos últimos dias.

Se você utilizar o mesmo número de telefone e estiver com sua conta vinculada aos locais de armazenamento na nuvem, você conseguirá acessar o último arquivo que foi salvo e recuperar o backup do WhatsApp com os seus arquivos restaurados.

Veja o nosso passo a passo de como salvar seus arquivos antes de desinstalar o aplicativo.

Como Recuperar O Backup Do Whatsapp No Android?

Independente da marca do seu smartphone, você pode seguir essas informações do sistema Android para recuperar seus dados ou ativar o backup do aplicativo de forma manual ou automática no Google Drive. Confira aqui como fazer esta configuração.

Backup Automático Do Whatsapp No Google Drive

Se você tem uma conta Google, você pode vincular este e-mail ao backup do WhatsApp, assim seus arquivos serão salvos no Google Drive.

Esse processo será feito automaticamente de acordo com a periodicidade que você decidir.



Caso você não tenha uma conta do Google salva no backup do WhatsApp você precisa escolher uma de suas contas que estão salvas no aparelho Android ou adicionar uma nova conta.

Ao clicar em adicionar uma nova conta, você será direcionado para o sistema do Google. Faça o login com a conta que será utilizada como principal no backup.

Para ver e definir a frequência do backup do WhatsApp você deve:

    1. clicar nos três pontinhos que estão no canto superior direito e clicar em ‘Configurações’;

      Como Recuperar Backup Whatsapp Android
      Backup Automático Do Whatsapp No Google Drive (Fonte: Captura de Tela Configurações Backup do WhatsApp)

    2. Escolher ‘Conversas’;

      Como Recuperar Backup Whatsapp Android
      Backup Automático Do Whatsapp No Google Drive (Fonte: Captura de Tela Configurações Backup do WhatsApp)




    1. Clicar em ‘Backup de conversas’;

      Como Recuperar Backup Whatsapp Android
      Backup Automático Do Whatsapp No Google Drive (Fonte: Captura de Tela Configurações Backup do WhatsApp)

    2. Clicar em ‘Fazer backup no Google Drive’;

      Como Recuperar Backup Whatsapp Android
      Backup Automático Do Whatsapp No Google Drive (Fonte: Captura de Tela Configurações Backup do WhatsApp)




  1. Definir a frequência que ele deve ser realizado.

    Como Recuperar Backup Whatsapp Android
    Backup Automático Do Whatsapp No Google Drive (Fonte: Captura de Tela Configurações Backup do WhatsApp)

Você também pode escolher se os arquivos serão salvos só quando seu aparelho estiver usando uma rede Wi-Fi ou se o procedimento também poderá ser realizado quando estiver nos dados móveis do smartphone.

Ao escolher os dados móveis, você pode sofrer cobranças adicionais da operadora de celular.

Lembre-se que é necessário ter uma boa conexão de internet e espaço livre no celular para manter o backup em dia, pronto para quando você realmente precisar instalar novamente.



Outro ponto que vale ressaltar é que os arquivos que estiverem no Google Drive não são protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

Backup Manual Do Whatsapp No Android

Como medida de segurança o próprio WhatsApp faz um backup local que é realizado automaticamente às 2h da manhã. Esses arquivos são salvos em uma pasta específica no armazenamento interno do seu aparelho.

Você pode verificar essa informação em:

  1. Entrar em ‘Configurações’ – ‘Conversas’ – ‘Backup de conversas’.
  2. Informação no item ‘Local’.

    Como Recuperar Backup Whatsapp Android
    Backup Manual Do Whatsapp No Android (Fonte: Captura de Tela Backup de Conversas do WhatsApp)

Neste mesmo lugar, é possível acionar o backup manual. Basta clicar em ‘Fazer backup’

Dependendo do tamanho do arquivo de suas mensagens, esse processo pode levar um tempo.



Se você precisa desinstalar o aplicativo, é importante armazenar os arquivos em mais de um local, para que você possa encontrar os documentos no futuro.

Como Restaurar O Backup Do Whatsapp No Android?

Se você precisou desinstalar o aplicativo de conversas, siga esse guia para fazer o backup e restaurar suas conversas do WhatsApp.

Como já informamos, para realizar um backup da nuvem do Google Drive, você precisaria ter previamente configurado o backup. Na hora da instalação o app irá restaurar o último arquivo que foi salvo.

Para Recuperar As Conversas

  1. Instale o WhatsApp e Clique em ‘Concordar e continuar’
  2. Confirme seu telefone
  3. Dê as permissões para que o app encontre os arquivos de mídia
  4. Aguarde um instante e clique em ‘Restaurar’
  5. Depois do processo, toque em ‘Avançar’
  6. Agora suas mensagens serão carregadas e exibidas.

As fotos e vídeos também serão exibidos conforme forem carregados.



Caso você não tenha nenhum backup salvo no Google Drive no momento da instalação, o WhatsApp fará o backup local com as mensagens mais recentes.

Para recuperar um backup mais antigo você deve verificar os arquivos que já foram salvos no Google Drive ou acessar um gerenciador de arquivos para documentos do cartão de memória SD.

Como Recuperar O Backup Do Whatsapp No iOS?

Ensinamos abaixo duas formas de realizar o backup no seu iPhone e como baixar novamente seus arquivos do WhatsApp de forma fácil e prática! Confira.

Backup automático do WhatsApp no iCloud Drive

Para que você consiga configurar o backup automático no iPhone, você precisa ter o iOS 10 ou posterior, além de conta vinculada ao iCloud Drive.

  1. Acesse o aplicativo
  2. Selecione a opção ‘Backup automático’
  3. Escolha de quanto em quanto tempo o WhatsApp deve salvar suas conversas.

Sempre verifique a última data e o horário que o backup foi realizado, para garantir que seus arquivos estão sendo salvos.

Backup Manual Do WhatsApp No iPhone

Você consegue fazer o backup manual do WhatsApp no iPhone a qualquer momento do dia, basta acessar as configurações do aplicativo e realizar o backup manual.



  1. Acesse o WhatsApp
  2. Selecione ‘Configurações’
  3. Clique em ‘Conversas’
  4. Depois em ‘Backup de conversas’
  5. Selecione o ‘Fazer backup agora’

Dependendo da rede de internet que está sendo utilizada e da quantidade de mensagens e arquivos, este processo de backup pode demorar algum tempo.

Como Restaurar O Backup Do Whatsapp No iPhone?

Para recuperar seu histórico de conversas utilizando um backup do WhatsApp no iCloud Drive você precisa:

  1. Abrir o aplicativo
  2. Clicar em ‘Ajuste’ – ‘Conversas’ – ‘Backup de conversas’
  3. Ver quando foi feito o último backup
  4. Depois, você pode desinstalar e instalar novamente o WhatsApp
  5. Agora valide seus dados
  6. Siga o processo de reinstalação e restaure as mensagens

De acordo com as informações do WhatsApp, é importante que você tenha ativado o iCloud Drive e que você tenha memória disponível no seu iPhone e no iCloud.



Veja Outro Jeito De Recuperar Suas Mensagens Do Whatsapp

Além do backup manual ou automático, você também pode enviar uma conversa por e-mail. Aprenda agora como fazer no seu smartphone.

Como Exportar Uma Conversa Do Whatsapp?

Um outro jeito de salvar uma conversa do WhatsApp é realizando a exportação do arquivo. Então, se deseja salvar uma conversa individual ou em grupo, você também pode seguir o seguinte caminho:

  1. Localizar o ícone de ‘Mais opções’ do aplicativo, no canto superior direito e abrir as ‘Configurações’
  2. Clicar em ‘Conversas’
  3. Clicar em ‘Histórico de conversas’
  4. Abra o campo ‘Exportar conversa’ e selecionar a conversa individual ou em grupo que deseja salvar;
  5. O aplicativo informará que se você desejar incluir os arquivos de mídia, como fotos e vídeos, o tamanho da conversa exportada será maior.
  6. Escolha entre ‘Sem mídia’ ou ‘Incluir arquivos de mídia’ e continue o processo para enviar a exportação.

Seu arquivo será convertido e já estará pronto para ser enviado por e-mail.

As informações oficiais do WhatsApp apontam que há um limite de mensagens que podem ser exportadas e enviadas por e-mail. Você pode enviar até 10 mil mensagens com arquivos de mídia e até 40 mil mensagens sem mídia.

Essa restrição acontece por conta do tamanho limitado dos documentos que podem ser anexados ao e-mail.

Portanto, atente-se ao tamanho das conversas na hora que for converter os arquivos, para realizar o processo com mais segurança.

Qual A Importância De Saber Como Recuperar Backup Whatsapp Android?

Agora que você já sabe todos os procedimentos de como recuperar backup WhatsApp Android ou os passos indicados para o sistema operacional iOS do iPhone, não corre mais o risco de perder tudo que é compartilhado na plataforma mais usada do Brasil.

E agora que você já conseguiu recuperar seus arquivos e aprendeu como recuperar o backup do WhatsApp no smartphone ou iPhone, mantenha as configurações ativadas neste aplicativo.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.