Pular para o conteúdo

Saiba Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória: Conheça 3 Programas

    Saber como recuperar fotos apagadas do cartão de memória pode ser muito útil. O Disk Drill, o Recuva e o Recoverit são mestres na recuperação de dados. Perder as imagens do cartão SD é uma situação bem estressante. No cotidiano, a gente nem pensa muito nisso, apenas vai jogando os dados lá.

    Mantemos a confiança de que o cartão de memória fará o seu papel de guardião das fotos. Mas, a tecnologia, assim como o humano, falha. Aí começa o desespero e a correria para buscar meios de recuperar as fotos perdidas. Muitas vezes não sabemos nem por onde começar.

    Nessa hora, é imprescindível saber como recuperar fotos apagadas do cartão de memória. Para você parar de morder os lábios e se acalmar de vez, disponibilizo três programas que são a sensação do momento para a recuperação de arquivos.

    O Disk Drill, que em sua versão de teste permite 500 MB de restauração de fotos, é bem conhecido. Como ele é um forte aliado na missão de recuperar fotos apagadas do cartão de memória, ensino o passo a passo de como utilizar essa ferramenta.

    Os dois outros programas que separei são o Recuva, que na sua versão sem custos permite certa recuperação de arquivos. Para contar com restauração avançada só desembolsando algum dinheiro. E o outro é o Recoverit, que disponibiliza uma versão teste sem custos com o limite de recuperação de 500 MB.

    Confira com mais detalhes cada um dos principais programas de como recuperar fotos apagadas do cartão de memória.

    Saiba Como Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória: Conheça 3 Programas

    Resgatar Fotos Do Cartão De Memória Com O Disk Drill

    Resgatar Fotos Do Cartão De Memória Com O Disk Drill (Fonte: Site oficial Disk Drill)

    Saber como recuperar as fotos apagadas do cartão de memória é uma mão na roda. O Disk Drill é um programa pago de recuperação de fotos, que conta com uma versão de teste sem custos com um limite de restauração de 500 MB. Está disponível para as plataformas Windows e Mac.

    Para se ter um parâmetro, uma boa foto com resolução de 4608 x 2240 tem cerca de 5 MB. Traduzindo em miúdos, você consegue recuperar até 100 imagens perdidas e queridas. O programa é bem pequeno, com 28,8 MB.

    Curiosamente, há 16 empresas famosas e de ramos bem diferentes que fazem uso da ferramenta. Entre elas estão: Google, Nestlé, Lego e The Boston Globe.

    O programa rompeu a barreira global e se instalou em mais de 150 países, já passou dos 100 milhões de downloads e conta com cerca de 850 mil usuários da opção pro. Sua lógica de funcionamento é ser alimentado por vários algoritmos de recuperação de dados que leem diversos sistemas de arquivos, como:

    • NTFS;
    • FAT32;
    • HFS+;
    • EXT.

    A versão sem custos permite apenas a “Verificação Detalhada”. Ela reconstitui arquivos perdidos tomando como base suas estruturas binárias. Esse módulo de varredura contém mais de 200 assinaturas de arquivo, garantindo que o Disk Drill seja um ótimo programa para recuperar fotos apagadas do cartão de memória.

    A arquitetura do programa é bonita e seu design é bastante limpo. Sua interface é intuitiva, amigável e fluida, conforme pode se notar no passo a passo na versão de teste para recuperar fotos apagadas do cartão de memória:

    1. Faça o download do Disk Drill e clique no ícone do programa;
    2. Selecione o dispositivo a ser analisado, neste caso o cartão de memória, e vá em “Buscar dados perdidos” no canto inferior direito;
    Resgatar Fotos Do Cartão De Memória Com O Disk Drill (Fonte: Captura de tela do Disk Drill)
      1. Aguarde a verificação. Passado algum tempo, o programa passa a detalhar o tempo que falta para o fim do processo;
    Resgatar Fotos Do Cartão De Memória Com O Disk Drill (Fonte: Captura de tela do Disk Drill)
    1. Clique em “Imagens”;
    2. Selecione quais arquivos deseja recuperar e clique em “Recuperar”;
    3. Escolha o destino para salvar as fotos;
    4. Quando aparecer “Recuperação concluída”, clique no botão retangular azul;
    5. É gerada uma pasta com as imagens;

    Feito. Fica mais que sabido que tem como recuperar fotos apagadas do cartão de memória.

    Como Recuperar Arquivos Apagados Do Cartão SD Usando O Recuva

    Como Recuperar Arquivos Apagados Do Cartão Sd Usando O Recuva  (fonte: site oficial da CCleaner)

    O Recuva tem a chancela da Piriform, dona do simpático e nostálgico programa CCleaner, que serve para fazer limpeza de arquivos residuais e há muito tempo salva donos de computadores com pouca memória. Talvez por isso o Recuva seja um programa para recuperar fotos apagadas do cartão de memória bastante popular.

    O programa, limitado à plataforma Windows, é bem leve, tem apenas 7,4 MB. Seu visual é muito similar ao do irmão CCleaner. O programa é todo encaixotado, com inúmeros retângulos sobrepostos. As letras são pequenas, tal qual as do outro parente próximo.

    Como Recuperar Arquivos Apagados Do Cartão Sd Usando O Recuva  (Fonte: Site oficial)

    O Recuva promete ser o grande aliado daqueles que simplesmente deletaram os arquivos do computador, sumiram com os dados da pasta “lixo reciclável” ou foram acometidos por bugs ou vírus ou buscam recuperar fotos apagadas do cartão SD.

    O programa dá suporte a diversos formatos, como FAT32, exFAT e NTFS, sendo capaz de reaver um grande leque de tipos de arquivos. Alguns deles são:

    • Documentos;
    • Imagens;
    • Fotos;
    • Vídeos;
    • Áudios;
    • Músicas;
    • E-mails, etc.

    Fácil de usar e confiável, o Recuva tem uma política de privacidade bastante séria. Não há risco de vazamentos de dados. Sua capacidade de alcançar os arquivos excluídos é limitada. Se houver necessidade de maior complexidade de dados, ele deixa a desejar.

    Outra desvantagem é a da língua, tanto no site como no programa, não há traduções nem para o português do Brasil nem de Portugal.

    Nos nossos testes, percebemos que tem uma interface intuitiva e amigável. O que torna o processo para recuperar fotos apagadas do cartão de memória bastante simples.

    Você roda, seleciona “Pictures” (imagens em Inglês), direciona o local de busca para o cartão SD e aperta “Start” para colher os frutos da varredura. Em cerca de 5 minutos, ele retorna o resultado das buscas.

    As fotos são dispostas em linhas de três, daí o usuário seleciona as fotos que quer de volta e vai buscá-las na pasta que definiu como destino. Então, é só comemorar que tem como recuperar fotos no cartão de memória.

    O protagonismo da versão paga é claro. Para ter aquela foto querida, mas há muito tempo perdida, só colocando a mão no bolso mesmo. A recuperação de arquivos avançada, oferece suporte virtual de hard drive, atualizações automáticas e suporte premium.

    O nível de detalhamento é muito maior, chegando a atingir arquivos hospedados na nuvem, podendo criar um drive virtual. Com a versão paga você consegue recuperar fotos excluídas do cartão SD que você nem sabia que existiam.

    Uma desvantagem de ambas as versões é que elas funcionam apenas no sistema operacional Windows.

    Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória Pelo Recoverit

    Outra opção de como recuperar as fotos apagadas do cartão de memória é o Recoverit, disponível nos sistemas operacionais Mac e Windows. O programa pertence à empresa Wondershare, dona de outro utilitário famoso, o Dr.Fone, que serve para recuperação de dados em smartphones.

    O Recoverit consegue restaurar diferentes tipos e formatos de arquivo, como:

    • Fotos;
    • Documentos;
    • Vídeos;
    • Áudios;
    • E-mails, entre outros.

    Diferentemente do Recuva, ele conta com um recurso de pré-visualização do que foi encontrado, o que torna a busca para recuperar fotos apagadas do cartão de memória mais precisa. Você restaura somente a imagem que deseja.

    Ele tem capacidade de recuperar suas imagens deletadas não apenas no cartão SD. Consegue reaver seus dados em mais de cem dispositivos de armazenamento também, como disco rígido (HD), pen drive, SSD, câmeras digitais, filmadora e reprodutor de música.

    A atuação do Recoverit é bastante ampla, auxiliando em 25 cenários, Podemos citar dados perdidos devido a exclusão acidental, formatação, dispositivo corrompido, ataque de vírus, entre outros.

    Recuperar Fotos Apagadas Do Cartão De Memória Pelo Recoverit (Fonte: Programa Recoverit)

    Para ajudar mais, ele consegue restaurar a partir de inúmeros tipos de arquivos e de sistema de arquivos, como, por exemplo, FAT, NTFS, HFS+ e APFS. Sua taxa de recuperação é ambiciosa, 95% de sucesso.

    É possível usar uma versão sem custos, que recupera até 500 MB de arquivo. Pense comigo, o tamanho ideal de uma foto de produto de resolução 1024X1024 é de no máximo 1MB. Daria para recuperar 500 fotos excelentes do portfólio do seu e-commerce.

    A interface do programa é bonita e amigável e ele é bastante intuitivo. Assim, qualquer pessoa consegue recuperar fotos apagadas do cartão de memória sem maiores problemas. Nos nossos testes feitos com a versão básica, verificamos que o seu uso ocorre em quatro passos.

    1. O primeiro é selecionar o local de recuperação, no nosso caso é o dispositivo externo.
    2. O segundo é clicar em “Iniciar”.
    3. O terceiro é selecionar os arquivos recuperados de seu interesse. Nesse ponto, você pode visualizar as fotos clicando duas vezes na linha do arquivo correspondente.
    4. O último é selecionar recuperar e escolher a pasta de destino.

    Enquanto o Recoverit faz a busca, ele mostra a porcentagem de itens concluídos no alto à esquerda. Dessa forma, você pode fazer outras atividades enquanto aguarda pacientemente. Note que na classificação de resultados, é gerado um menu de painel de visualização em coluna à esquerda.

    Você pode transitar entre “Caminho do Arquivo” e “Formato do Arquivo” para poder recuperar a foto apagada do cartão de memória. Ao fim de todo o processo, você pode clicar em um botão e já abrir a pasta de destino.

    O Recoverit conta com planos anuais que vão de R$ 249,99 a R$ 399,99. Você encontra três possibilidades de planos, conforme a sua necessidade:

    • Essencial: permite que você desfrute dos serviços de recuperação sem franquia de 500 Mb.
    • Padrão: tem as mesmas funções do essencial, acrescidas de um toolkit bootável, que permite reaver de um PC travado.
    • Avançado: possui as mesmas características do padrão e um sistema de restauração complexa que possibilita recuperação de vídeo avançada.

    Este artigo explorou a nata de arquivos de recuperação de dados do momento. Tanto o Disk Drill, quanto o Recoverit possuem uma versão de teste que permite a recuperação de até 500 MB de imagens.

    As formas pagas dos arquivos são mais poderosas e alcançam arquivos perdidos no limbo do seu cartão de memória. Há também o Recuva, que na modalidade sem custos, permite ao usuário uma boa restauração de arquivos.

    Espalhe aos amigos como recuperar fotos apagadas do cartão de memória, assim eles podem reaver suas memórias perdidas.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.