Pular para o conteúdo

Como Recuperar Fotos Apagadas Do PC

    De repente você vai dar uma olhada nas últimas fotos de viagens, festas, encontros de família e tantos outros momentos inesquecíveis; mas vem a surpresa: As fotos foram apagadas. Se a raiva bateu só de pensar na situação, fique tranquilo vou te mostrar como recuperar fotos apagadas do PC.

    Aqui vou te passar algumas dicas para você recuperá-las, caso essas fotos não estejam mais na lixeira do seu computador. Alguns programas permitem restaurar esses arquivos.

    Antes de partir para as dicas sobre restaurar fotos apagadas do PC, caso elas não estejam mais na Lixeira, é importante manter o antivírus da sua máquina sempre atualizado. Caso a foto ainda esteja na Lixeira, você abre, clica em “Restaurar” e ela voltará a sua pasta de origem.

    Outro ponto importante, antes de seguir para as instruções de como recuperar fotos apagadas do PC, é se você formatou recentemente o seu computador. Antes de pensar em formata-lo, sugiro que você salve os seus arquivos antes, em pen-drive, HD externo, DVD, CD ou outra mídia móvel.

    Quando o computador é formatado, os vestígios que antes havia ali são deletados. Se você o fez, e não salvou antes, só lamento, infelizmente os seus arquivos foram perdidos.Mas, se você apenas apertou na tecla delete, então ainda tem como recuperar fotos apagadas da lixeira do PC.

    Como Recuperar Fotos Que Foram Apagadas Da Lixeira Do PC

    Como Recuperar Fotos Que Foram Apagadas Da Lixeira Do PC

    Antes de fazer os procedimentos de como recuperar fotos que foram apagadas da lixeira do PC, é importante olhar novamente a sua lixeira. O Windows oferece a opção de “esvaziar a lixeira”, e caso essa tenha sido a opção que você clicou, os arquivos ainda podem estar por lá.

    Essa pasta possui um espaço considerável em megabytes de capacidade, correspondente a uma parte do disco rígido. Em algumas vezes, quando a memória lota, os arquivos são deletados automaticamente, começando pelos mais antigos. Olhe bem isso, antes de pensar em dar outro passo.

    Em geral, quando um arquivo do Windows é apagado e esvaziado da lixeira, ele pode continuar no disco rígido, já que esse sistema operacional remove apenas parte da referência ao arquivo e libera a área do disco em que ele estava para ser usada no armazenamento de outros itens.

    Portanto, se você ver que a sua “Lixeira” não está lotada, é bem provável que encontre o seu arquivo por lá. Na opção “restaurar os elementos” você resgata os arquivos excluídos da Lixeira, e na opção “Restaurar” você seleciona quais itens deseja recuperar, e os arquivos retornam às pastas de origem.

    A Lixeira do Windows apaga itens automaticamente quando está cheia (Fonte: Captura De Tela Do Computador).

    Caso você queira saber como recuperar fotos apagadas da lixeira do PC através de um backup no Windows, ou tentar restaurá-las de uma versão anterior do mesmo arquivo, o sistema operacional permite que os itens sejam salvos em cópias, popularmente conhecidas como “cópias de sombra”.

    A cópia de sombra é um pequeno resquício do arquivo, que pode servir para se ter um ponto, caso você volte atrás com aquela foto deletada e queira restaurá-la.

    Como Restaurar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC Através Do Backup

    Para restaurar as fotos apagadas da lixeira do PC pelo backup é só seguir o seguinte passo a passo:

    1. Vá no ícone “Iniciar”, em seguida clica na opção “Painel de Controle”;
    2. Encontre a opção “Sistema e Manutenção” e escolha “Backup e Restauração”;
    3. Em seguida pressione “Restaurar meus arquivos”, e vá seguindo as instruções, até começar a restauração dos arquivos para suas pastas de origem.

    Programa Para Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC

    Pode acontecer da sua máquina pegar um vírus, ou por desatenção sua, excluir os arquivos, até mesmo os que estavam na Lixeira. Para esse caso, a recomendação é instalar um programa para recuperar fotos apagadas da lixeira do PC.

    Vou listar alguns programas de computador que recuperam os arquivos excluídos sem que você precise gastar nada. Confira!

    Recuva

    É clichê falar que o programa é famoso, e na verdade se perguntarmos a dez pessoas quais dicas de programas para recuperar arquivos, não é exagero dizer que pelo menos oito vão recomendar o Recuva. Ele talvez tenha essa fama porque não cobra nada pela restauração.

    Com o Recuva é possível usar o Modo Assistente ou o Modo Manual. O modo Assistente classifica os arquivos em “Imagem”, “Música”, “Documentos”, “Vídeo”, “Comprimido” e “E-mails”, na hora de personalizar o tipo de pesquisa. Daí, o usuário consegue buscar o que precisa no computador.

    As ferramentas positivas do Recuva são:

    • O modo poderoso do assistente que conta com um guia detalhado;
    • Versão disponível para instalar em uma unidade USB ou no disco rígido externo;
    • Detalhamento dos arquivos encontrados classificados em recuperável ou irrecuperável;
    • Não há diferença funcional entre a versão livre e a versão paga.

    O programa também tem seus pontos negativos, são eles:

    • Alguns arquivos originais não estão disponíveis, e somente os nomes de origem podem ser encontrados;
    • Não há classificação de tipos de arquivo no modo manual;
    • Nem sempre você consegue visualizar algumas imagens.
    Programa Para Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC (Fonte: Print Site CCleaner).

    Wise Data Recovery

    Esse programa é uma das minhas sugestões que pode te ajudar em como recuperar fotos do PC apagadas. Possui interface simples de usar e com rápida velocidade de digitalização, além de não ter cobranças.

    É bastante útil para usuários do Windows, especialmente para aqueles que querem recuperar imagens excluídas. Uma observação a se fazer do Wise Data Recovery é a sua recuperabilidade do arquivo, encontrado com alguns cliques em status como “Bom”, “Pobre”, “Muito Fraco” ou “Perdido”.

    Às vezes, o Wise Data Recovery pode dar uma dor de cabeça ao usuário pelo fato de que não é possível visualizar antecipadamente os arquivos encontrados, além de que os dados encontrados são listados em um diretório físico e não nas categorias “Pasta” ou “Tipo de arquivo”.

    Programa Para Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC (Fonte: Print do Portal Techtudo)

    Undelete 360

    Programa de velocidade de digitalização incrivelmente rápida, é compatível com diversas versões do Windows. O Undelete 360 é útil para recuperar arquivos sem pagar nada.

    Com ele você recupera arquivos perdidos, por exclusão intencional ou não intencional, por vírus, falha de hardware ou até por um desligamento inesperado do sistema.

    Na versão paga profissional do programa, é possível usar a opção “Filtro”, e fazer a classificação dos arquivos por categorias. Mesmo você não optando pela versão paga, o Undelete consegue fazer uma boa recuperação dos arquivos deletados.

    Programa Para Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC (Fonte: Captura de tela).

    Esses programas também podem ser úteis na recuperação de fotos apagadas do celular, desde que esteja conectado ao computador, do cartão de memória e de unidades USB.

    Agora se você busca recuperar fotos apagadas do PC formatado, lamento, mas sem um backup anterior isso dificilmente será possível. Por isso, antes de deletar um arquivo definitivamente, seja ele ou uma foto ou de outro tipo, certifique-se de fazer um backup no computador ou até mesmo na nuvem.

    Boa sorte ao tentar recuperar fotos apagadas do PC, se tiver dúvidas sobre algum dos programas listados é só voltar aqui e conferir as informações novamente.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.