Quando salvamos uma foto em um pen drive, achamos que não corremos nenhum risco de perdê-la. Isso não é verdade. Alguns dispositivos podem apresentar falhas no sistema, comprometendo a integridade dos arquivos. Diante desse cenário, surge a necessidade de aprender como recuperar fotos apagadas do pen drive.
Se você entrou neste artigo, deve estar com esse mesmo problema. Saiba que ele tem solução. Como mostrarei no decorrer do texto, existem inúmeras maneiras de se recuperar uma foto apagada do pen drive. Eu mesmo já estive na mesma situação que você.
Por conta de um descuido, acabei perdendo muitas fotos importantes para mim, o que me rendeu algumas horas de pesquisa. No final aprendi que saber como recuperar fotos apagadas do pen drive não é tão complicado como parece. Basta lançar mão de alguns programas que podem ajudar durante o processo.
Este material é um apanhado geral do que aprendi. Nele, vou te ensinar como recuperar fotos apagadas do pen drive por meio de programas que encontrei na minha pesquisa.
Vamos lá!
[lwptoc]
Tem Como Recuperar Arquivo Apagado Do Pen Drive Pelo Computador?
Sim, tem como recuperar os arquivos deletados do pen drive pelo computador. Se seus arquivos não foram excluídos, mas, mesmo assim, não aparecem no pen drive, eles podem estar ocultos. Para que eles apareçam novamente no dispositivo móvel, você deve seguir o passo a passo abaixo.
Importante: esse método só funciona no Windows. Caso você use outro sistema operacional, pule para o próximo tópico.
- Abra o Executar apertando as teclas Windows + R;
- Digite CMD para abrir o prompt de comando;
- Digite o seguinte comando -s -h -r LETRA:/*.* /s /d, substituindo LETRA pela letra que corresponde à unidade de disco do seu pen drive;
Espere o prompt de comando finalizar a busca, depois, feche a janela, abra a pasta do pen drive e veja se os seus arquivos estão lá.
Agora, caso os seus arquivos realmente tenham sido excluídos, apagados, ou perdidos por outro motivo, existem alguns programas disponíveis no mercado que podem te ajudar a recuperá-los.
Neste artigo, falaremos de 4 programas para recuperar fotos apagadas do pen drive:
- PhotoRec;
- EaseUS Data Recovery Wizard;
- UndeleteMyFiles Pro;
- Disk Drill.
Cada um deles têm as suas limitações e particularidades, ou seja, não existe um programa mais eficaz do que o outro. A ideia aqui é que você tire um tempinho para analisar a sua situação e decida qual programa vai realmente te ajudar a resolver o seu problema.
O primeiro programa que pode te ajudar a restaurar fotos excluídas do pen drive é o PhotoRec. Falarei um pouco mais sobre ele no próximo tópico.
Como Recuperar Arquivos Deletados Do Pen Drive Usando O Photorec
O PhotoRec (também conhecido como TestDisk) é um programa voltado para a recuperação de arquivos e de fotografias (que é o que nos interessa aqui). Ele está disponível para a maioria dos sistemas operacionais que funcionam em computadores, mas ainda não tem uma versão em aplicativo.
O legal do PhotoRec é que, ao contrário dos seus concorrentes, ele não tem custos e não tem nenhum limite de recuperação. Isso faz dele um programa para recuperar fotos apagadas do pen drive ideal para quem não deseja desembolsar valores nesse processo.
Como nem tudo são flores, você deve ter percebido pela foto que ilustra este tópico que, infelizmente, a interface do programa não é muito amigável e intuitiva de se utilizar.
Para utilizar o PhotoRec para recuperar as fotos excluídas do pen drive, siga o passo a passo abaixo.
- Baixe o programa no site oficial do PhotoRec;
- O arquivo vem em uma pasta compactada. Faça a extração, entre na pasta e procure pelo arquivo photorec_win.exe ou somente photorec; O programa abre em uma tela de prompt de comando (uma tela preta com letras brancas). Não se assuste. Não é vírus. Ele é assim mesmo. Continue seguindo as instruções.
- Escolha a pasta do pen drive onde estavam os arquivos que você deseja recuperar e clique em “Proceed” (essa opção vai estar no canto inferior esquerdo do programa);
- Selecione a partição e clique em “Search” (também no canto inferior esquerdo);
- Escolha o tipo de formatação do seu pen drive (Fat, ntfs etc.);
- Escolha a pasta onde as fotos recuperadas serão salvas;
- Aguarde o programa finalizar a varredura.
Ao entrar na pasta que você escolheu para salvar as fotos, você vai perceber que os arquivos estão nomeados numericamente. Essa é uma das limitações do programa. Ele não consegue recuperar os nomes dos arquivos.
Caso você não tenha conseguido recuperar fotos deletadas do pen drive por meio do PhotoRec, existem outros programas que podem te ajudar. Um deles é o EaseUS Data Recovery Wizard, do qual falarei um pouco mais no próximo tópico.
Programa Para Recuperar Arquivos Deletados Do Pen Drive: Easeus Data Recovery Wizard
Assim como o PhotoRec, a função do EaseUs é te ajudar a recuperar os arquivos que, por algum motivo, você perdeu. Ao contrário do seu concorrente, o EaseUs é pago, mas possui uma versão de testes que possibilita recuperar até 2 gb de arquivos perdidos.
O EaseUs está disponível para os sistemas operacionais mais populares, com exceção do Linux. Ele consegue recuperar fotos apagadas do pen drive e de diferentes dispositivos.
O programa tem uma interface bastante intuitiva, mas, caso você encontre dificuldades ao fazer o processo de recuperação, é só seguir o tutorial abaixo.
- Baixe o programa no site oficial do PhotoRec;
- Instale o programa;
- Com o programa aberto, selecione a pasta onde os arquivos perdidos estavam e clique em Digitalizar. Depois disso, o programa faz uma varredura na pasta que você escolheu. O tempo de busca pode variar. Quando o programa finalizar a pesquisa, ele mostra uma série de arquivos. Continue seguindo o passo a passo.
- Clique na aba “Gráficos” para o programa mostrar somente as imagens encontradas;
- Aqui, o programa exibe uma pasta para as imagens em PNG e outra para as imagens em JPEG;
- Entre nas pastas, selecione as fotos que você quer recuperar, clique em “Recuperar” e escolha uma pasta para salvá-las.
Pronto! Agora, é só entrar na pasta onde você escolheu salvar os arquivos para visualizar as fotos recuperadas.
Além do EaseUs, existem outros programas que ajudam a recuperar fotos perdidas, como o UnDeleteMyFiles Pro. Explico como utilizá-lo no próximo tópico.
Como Restaurar Arquivos Excluídos Pen Drive Com O UnDeleteMyFiles Pro
O terceiro programa é o UnDeleteMyFiles Pro. Em essência, ele não difere muito dos demais. O Undelete é sem custos, mas, infelizmente, só está disponível para Windows.
Para utilizá-lo para recuperar as suas fotos perdidas do pen drive, siga o passo a passo abaixo:
- Baixe o programa no site oficial do UnDeleteMyFiles Pro;
- Com o programa aberto, clique em Media Recover;
- Selecione a pasta e espere o sistema fazer a varredura;
- Terminada a busca, selecione as fotos que você quer recuperar e clique em Recover;
- Escolha uma pasta para salvar as fotos e clique em Ok para finalizar a restauração.
Simples, não? As fotos recuperadas ficam disponíveis na pasta que você escolheu.
Caso nenhum dos programas apresentados tenha te ajudado a recuperar fotos deletadas do pen drive, você ainda pode tentar pelo Disk Drill.
Como Recuperar Um Arquivo Excluído Do Pen Drive Usando O Disk Drill
O último programa para recuperar fotos deletadas do pen drive que deixo como sugestão é o Disk Drill.
O Disk Drill é pago, mas possui uma versão sem custos que permite recuperar até 100 mb de arquivos, podendo ser usado de maneira complementar ao EaseUS, por exemplo. Para recuperar as fotos e vídeos por meio do Disk Drill, é só seguir o passo a passo abaixo.
- Execute o Disk Drill;
- Selecione o dispositivo de armazenamento clicando em “Recover”;
- Após o término da varredura, selecione os arquivos que devem ser restaurados e a pasta onde serão salvos.
Para visualizar as fotos recuperadas, entre na pasta em que você as salvou.
Agora você sabe como recuperar fotos apagadas do pen drive e não precisa mais se preocupar em ir em busca dessas informações. Não esqueça de compartilhar esse artigo com aquela pessoa que também está desesperada para aprender como recuperar arquivos perdidos.
Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.