Pular para o conteúdo

Como Recuperar Mensagens Apagadas Do Facebook Lite





    Eu tinha pouca memória no celular e costumava apagar as mensagens, até que um dia precisei de um conteúdo excluído. Foi então que tive que recorrer à ajuda para aprender como recuperar mensagens apagadas do Facebook Lite.

    Até pouco tempo, não sabia que existia um aplicativo do Facebook que usa menos espaço de armazenamento do que a versão amplamente conhecida. Comecei a usar o Lite quando já não tinha tanto espaço no meu celular, e posso dizer que não senti tanta diferença.

    Como o Lite agrega o envio de mensagens sem a necessidade de baixar o Messenger, a experiência foi ótima. Por um hábito, costumo apagar as mensagens para não limitar o armazenamento. Só que precisei das mensagens deletadas e não sabia o que fazer.

    O jeito foi ir atrás de como recuperar mensagens apagadas do Facebook Lite pelo celular. Levou um bom tempo até conseguir achar uma boa explicação. Decidi compartilhar a minha experiência para que outras pessoas não passem pela mesma dificuldade.

    Existem alguns métodos que vão funcionar de acordo com o caso e a necessidade de cada pessoa para recuperar as mensagens apagadas do Facebook Lite. Já vou te avisar que dificilmente o conteúdo deletado pode ser recuperado no Lite, é possível que seja preciso fazer login pelo computador.


    Como Recuperar Mensagens Apagadas Do Facebook Lite

    Como Recuperar Mensagens Apagadas Do Facebook Lite Pelo Celular

    Umas das desvantagens do Lite é a limitação de algumas atividades, o que torna praticamente impossível o processo de como recuperar mensagens apagadas do Facebook pelo celular.

    Só encontrei uma forma de rever as mensagens excluídas do Lite no smartphone. O endereço eletrônico associado ao Facebook envia notificações para os usuários, inclusive quando são enviadas mensagens. A alternativa foi verificar o e-mail seguindo o passo a passo:



    1. Ir até o e-mail cadastrado no Facebook;
    2. Se você não lembra qual e-mail cadastrou, basta abrir o Lite, tocar no menu e em seguida em configurações. Escolha “informações pessoais e da conta”, caso queira, pode adicionar outro e-mail;
    3. Utilize a ferramenta de busca para localizar a mensagem que deseja;
    4. O título do e-mail, geralmente, contém o nome da pessoa que te enviou a mensagem, o que pode facilitar a localização;
    5. Pode ser que o endereço eletrônico seja direcionado para o spam ou para a categoria/grupo “social” ou “rede social”.

    Só obtive sucesso com outros métodos pelo computador. Não sei se funciona pelo próprio app do Facebook, a memória do meu celular estava no limite e não pude testar. Separei as opções abaixo e as etapas de cada procedimento:

    • Mensagem arquivada

    Já me aconteceu de achar que a mensagem tinha sido excluída, quando na verdade estava arquivada. Às vezes, quando a conversa é antiga, pode ser que a própria plataforma arquive a conversa. 

    O conteúdo oculto pode ser restaurado para a conversa, porém, a função não está à disposição do usuário no Facebook Lite. Ainda assim, fiz questão de testar o recurso no computador. Nessa situação, as instruções a seguir podem te ajudar:

    1. Entre na sua conta do Facebook;
    2. Abra o Messenger e clique nos três pontos, acima do mecanismo de busca;
    3. Clique em conversas arquivadas;
    4. Para desarquivar é só passar o cursor do mouse sobre a conversa, clicar nos três pontos e, em seguida, “desarquivar conversa”;
    5. Agora é só voltar para o bate-papo e procurar pela conversa ou mensagem.
    • Backup





    Outro jeito que encontrei para recuperar as mensagens apagadas do Facebook Lite foi através do backup. O procedimento consiste na solicitação para o download de um arquivo contendo os dados das mensagens. 

    Sendo assim, não dá para restaurar o conteúdo de volta para as conversas. Você só vai conseguir rever o que foi deletado em um arquivo à parte. O diferencial é que este recurso também está disponível pelo app convencional do Facebook. Saiba como fazer isso:

    1. Com o Facebook aberto, clique na seta ao lado do sino;
    2. Vá até configurações e privacidade e configurações;
    3. Abra “suas informações no Facebook” e selecione “baixar suas informações”;
    4. Desmarque todos os campos e deixe apenas o de “mensagens” marcado;
    5. Escolha o período que deseja baixar as mensagens e clique em “criar arquivo”;
    6. O aviso de “pendente” será exibido enquanto o Facebook analisa a solicitação;
    7. Dentro de algumas horas, um e-mail será enviado informando que o arquivo com as mensagens está pronto para download;
    8. Ao baixar o conteúdo será preciso abrir a pasta e buscar por “index”. Agora é só procurar pela mensagem que deseja.

    O aplicativo consegue atingir seu principal objetivo que é ocupar pouco espaço na memória, se comparado ao app do Facebook. Além disso, é possível economizar com o uso de dados e utilizar o serviço básico do Messenger, o que torna a experiência com o app satisfatória.



    No entanto, algumas coisas deixam a desejar no quesito variedade de funcionalidades. Há recursos que não estão disponíveis no Lite, entre eles, separei os que mais me incomodaram:

    • Impossibilidade de fazer transmissões ao vivo;
    • Compras pelo app não são possíveis;
    • Design diferente e mais simples;
    • Não permite visualizar as mensagens arquivadas;
    • Backup indisponível no celular.

    Fora isso, dá para usar o Lite de forma semelhante ao Facebook. Uma dica que eu posso te dar é tentar manter as conversas e só excluir quando for realmente necessário. 

    Você deve estar querendo saber se eu finalmente consegui recuperar as mensagens apagadas do Facebook Lite. Sim, deu tudo certo, abri meu e-mail e fiz uma busca que levou um bom tempo até encontrar o que eu queria.

    Depois de todo o trabalho que eu tive, decidi que a opção mais indicada é tirar print das mensagens e salvar as imagens por data e nome da conversa, em pastas, na nuvem. Dessa forma, eu não tenho mais dificuldade em achar as mensagens deletadas e posso excluí-las para não ficar com o armazenamento comprometido.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.