Pular para o conteúdo

Como Recuperar Mensagens Excluídas Do Antigo WhatsApp





    Eu não sei se você sabe, mas todos os dias, às 3h da madrugada, o WhatsApp faz um backup completo das suas conversas. Por causa disso, tem como recuperar mensagens excluídas do antigo WhatsApp.

    Pelo próprio WhatsApp você consegue recuperar as suas últimas conversas. Isso acontece graças ao backup automático feito pelo App e também graças ao backup que você ativa diretamente no aplicativo. Se você ainda não sabe ativar o backup no seu WhatsApp, neste artigo eu vou te informar o passo a passo para que isso seja feito. Quando você apaga uma conversa e depois se arrepende, quer vê-la de novo, isso é possível! Continue lendo esse texto, eu vou esclarecer suas dúvidas.

    É possível restaurar mensagens excluídas do WhatsApp antigo no novo WhatsApp porque suas conversas vão ficar salvas a partir do backup feito da sua conta. Quando você muda de celular, ou perde, e instala o WhatsApp no celular novo, é possível recuperar suas conversas apagadas. Eu vou te mostrar como fazer.

    Para ter como recuperar mensagens excluídas do antigo WhatsApp basta você desinstalar e instalar o WhatsApp novamente recuperando todo o seu backup de mensagens. Caso ele esteja ativado nas configurações do App. Quando você não fez o backup dos últimos dias, só é possível recuperar mensagens dos últimos 8 dias.

    Acompanhe as etapas feitas em um celular com sistema operacional Android. Essas etapas podem ser feitas pelo próprio WhatsApp, sem que você precise baixar nenhum outro aplicativo para te auxiliar nisso. E elas são ideais para caso você não tenha ativado o seu backup. Lembrando que essas etapas só vão recuperar mensagens apagadas dos últimos 8 dias.



    1. Passo 1: Desinstale o seu WhatsApp do celular;
    2. Passo 2: Abra o “Gerenciador de Arquivos” do seu celular, depois disso, abra o “Armazenamento Interno” e procure a pasta “WhatsApp”;
    3. Passo 3: Dentro da pasta WhatsApp, você vai encontrar uma pasta chamada “Databases”. Nessa pasta você vai encontrar os arquivos de backups dos últimos 8 dias;
    4. Passo 4: Dentro da pasta Databases existem vários arquivos com nomes diferentes. O primeiro arquivo sempre é recuperado no backup diário. Selecione e copie o nome desse primeiro. Você deve encontrar o arquivo que deseja recuperar e renomear colando o nome do primeiro arquivo. Uma dica para que você não perca o  arquivo padrão, o primeiro, é digitar algo diferente nele antes do nome padrão. Depois disso, aí você deve renomear todos os outros arquivos que você deseja recuperar; Importante: normalmente o arquivo principal tem o seguinte nome msgstore.db.crypt12”.
    5. Passo 5: Quando você renomear os arquivos, eles vão estar no backup do dia. Depois disso, você deve instalar o WhatsApp de novo e pronto, é só recuperar tudo.
    Como Recuperar Mensagens Excluídas Do Antigo WhatsApp

    Como Ativar O Backup Do Seu WhatsApp

    É mais certo ter como recuperar mensagens excluídas do antigo WhatsApp quando você deixa o seu backup ativo. Neste passo a passo eu vou te mostrar como fazer isso em um celular com sistema operacional Android. Em celulares com iOS, a etapa não se diferencia muito.



    1. Passo 1: Entre nas configurações do seu WhatsApp e clique em “Conversas”;

      Como Ativar O Backup Do Seu WhatsApp (Fonte: Captura De Tela Do Celular)
    2. Passo 2: Quando a tela de conversas abrir, clique em “Backup de Conversas”;



      Como Ativar O Backup Do Seu WhatsApp (Fonte: Captura De Tela Do Celular)
    3. Passo 3: Depois, clique em “Fazer Backup”;

      Como Ativar O Backup Do Seu WhatsApp (Fonte: Captura De Tela Do Celular)
    4. Passo 4: Escolha a configuração de periodicidade do seu backup e pronto. Eles vão ficar salvos na Nuvem.



      Como Ativar O Backup Do Seu WhatsApp (Fonte: Captura De Tela Do Celular)

    É Possível Restaurar Mensagens Excluídas Do Whatsapp Antigo No Novo WhatsApp?

    Sim, é possível restaurar mensagens excluídas do WhatsApp antigo no novo WhatsApp. Se o backup automático do seu WhatsApp sempre esteve ligado, isso se torna ainda mais acessível de ser feito.



    Quando você não ativa o backup do seu celular, ainda assim, o WhatsApp salva algumas conversas automaticamente. Mas vale ressaltar que isso só acontece com as conversas da sua última semana.

    Você consegue fazer isso entrando nas “configurações” do seu celular, e depois em “aplicativos”. Você vai procurar por “WhatsApp” e clicar em “Armazenamento interno”. A pasta “Databases” vai conter arquivos de backup dos últimos dias.

    Renomeie esses arquivos com o nomemsgstore.db.crypt12”, para que assim, o WhatsApp entenda quais são os arquivos que devem ser recuperados. Esse é o nome do arquivo principal, o primeiro que aparece na pasta Databases.

    E o que isso significa? Quando o App vai restaurar as mensagens, ele sempre baixa esse arquivo. Ou seja, ele vai entender que precisa restaurar os arquivos com esse nome.

    O Backup Do WhatsApp Exclui As Mensagens Do Backup Antigo?

    Se você acha que o backup do WhatsApp exclui as mensagens do backup antigo, está errado. Os backups ficam salvos em seu celular, na pasta Databases. E eles ficam salvos no seu drive ou nuvem.

    Configurações>Aplicativos>WhatsApp>ArmazenamentoInterno>Databases

    Em resumo, os seus históricos de conversas ficam salvos na pasta “Databases”. Cada arquivo de backup tem uma data e um nome. Você também pode encontrar os seus backups através do Google Drive, que é onde eles são salvos.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço, o que, por acaso, poderá ser citado no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.