Pular para o conteúdo

Como Recuperar O App Google Play Store No Celular Android

É muito comum entre usuários de aparelhos de telefone Android se perguntar como recuperar o app Google Play Store no celular Android.

Essa situação pode acontecer caso os usuários mudem as configurações de aplicativos e desativem o app sem querer. Outra possibilidade é caso um administrador de contas Google restrinja o uso dos usuários ao aplicativo.

Independente do motivo que for, quando a Play Store é desativada, seu ícone desaparece dos menus e ela não pode ser utilizada até que você faça o processo de como recuperar o app Play Store.

Isso acaba criando a impressão de que o app foi desinstalado, mas os celulares Android impedem que isso aconteça como parte de suas configurações padrão. Essa é uma medida de segurança para evitar que os usuários busquem como recuperar o app Google Play Store no celular Android formatando o telefone.

Mas depois que descobrimos isso, outra pergunta costuma surgir: já que o app não foi apagado, mas foi somente desativado, como faço para recuperar o Play Store? A resposta é simples e o processo pode ser executado até mesmo por quem não tem tanta habilidade em configurar celulares.

Com algumas mudanças de configurações, a desativação pode ser revertida, logo tem como recuperar o aplicativo Play Store. A partir daí, o ícone retornará ao menu e você poderá voltar a utilizar o app, não só para baixar novos aplicativos mas também para fazer uso dos outros serviços e funcionalidades que ele oferece.

Assim, para não ter problemas caso seu aplicativo Play Store tenha sido desabilitado, e para poder manter seus apps sempre atualizados, continue lendo e descubra tudo sobre como recuperar o app Google Play Store no celular Android!

Como Recuperar O App Google Play Store No Celular Android
Como Recuperar O App Google Play Store No Celular Android

Como Recuperar O Play Store Do Meu Celular Android

Para iniciar o processo de como recuperar o Play Store no meu celular Android, eu precisei ir até a lista de aplicativos do meu aparelho. Você também pode fazer isso abrindo o app “Configurações”, na gaveta de aplicativos do seu celular.

  1. A partir da tela inicial do “Configurações”, é preciso encontrar e clicar no botão “Configurações de aplicativos”. Já que cada versão do Android têm nomes específicos diferentes para essa opção, pode ser preciso buscar por “Apps e notificações”, “Gerenciador de aplicativos” ou outro botão com nome parecido;
  2. Depois, você deve clicar em “Ver os aplicativos”. Se não houver essa opção, busque por “Mostrar os apps” ou outro nome parecido. Pode ser que esse botão liste a quantidade total de apps instalados no seu celular, com uma opção como “Ver os 50 aplicativos”, por exemplo.
  3. Quando chegar na tela da lista de aplicativos, navegue até encontrar o ícone correspondente ao Google Play Store e clique para abrir as opções do app. Perceba se ele se encontra desativado ou não. Caso sim, o botão mais acima do lado direito se chamará “ativar”. Clique nessa opção e o app terá sido reativado.

A partir de então, você poderá usar o Play Store normalmente. Mas pode ser que os dados relacionados à sua conta Google tenham sido deletados do seu aparelho durante a desativação do Play Store. Por isso, você precisará fazer um novo login para finalizar o processo de como recuperar o Play Store excluído.

  1. O login é simples de ser feito. Depois de abrir o Google Play Store, clique na opção “Fazer login”;
  2. Depois de esperar que o app verifique seus dados, você será levado automaticamente a uma tela em que deve inserir o endereço de e-mail Google e a senha cadastrada para sua conta;
  3. Depois disso, o Play Store te mostrará a loja de apps, mas pode ser preciso configurar novamente suas preferências.

Ah, e não esqueça que para fazer as etapas desse processo, é preciso estar com a internet sempre ativada. O Google Play Store necessita da conexão ativa para que o login seja completado com sucesso e que suas preferências sejam salvas.

Outra situação que pode interessar saber como recuperar o Play Store é se você for administrador de uma conta Google criada para uma organização como um grupo familiar, uma empresa ou associação. Nesse caso, será preciso fazer um procedimento diferente daquele apropriado para o usuário individual.

  1. Para começar, você precisa fazer o login com uma conta de administrador no Google Admin Console;
  2. Na tela inicial, vá até a opção “Apps” e clique em “Serviços adicionais do Google”;
  3. Encontre e selecione o serviço do Google Play e clique em “Status do serviço”;
  4. Caso o status do Google Play esteja como “desativado”, você pode escolher para quem vai reativar o uso da loja de aplicativos. Caso queira liberar o uso de mais membros do grupo, clique em “Ativar” e confirme sua decisão clicando em “Salvar”;
  5. Se, por outro lado, você quiser liberar somente um grupo de membros ou um membro individual, selecione o grupo ou indivíduo para que deseja restaurar o Play Store. Você pode fazer isso usando a lista localizada à esquerda da tela. Depois disso, salve as alterações.

Como Recuperar O Play Store Do Celular Samsung

A Samsung é uma empresa que, entre outros ramos de atividade, atua também na produção de celulares smartphone.Por padrão, os aparelhos usam o sistema operacional Android. Por isso, caso você queira saber como recuperar o Play Store do celular Samsung, basta seguir as instruções dadas acima.

O procedimento é basicamente o mesmo, seja qual for o seu modelo ou marca do aparelho. O que pode mudar é apenas as nomenclaturas de alguns passos citados, mas o processo é o mesmo.

Agora que você já está informado sobre as maneiras de como recuperar o app Google Play Store no celular Android, continue acompanhando as nossas dicas e fique por dentro de como recuperar.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço, e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.