Pular para o conteúdo

Aprenda Como Recuperar Pen Drive Formatado





    O pen drive é o dispositivo de armazenamento preferido dos usuários digitais, principalmente pela sua praticidade, tamanho compacto, leve, com bastante espaço de memória e baixo custo. Por isso é ideal você aprender como recuperar pen drive formatado.

    Ideal para o meio doméstico e para o profissional, é utilizado para guardar documentos, imagens, músicas e/ou dados. Por conta do fácil acesso, ocorrem descuidos que podem corromper os dados do seu pen drive.

    É aí que a unidade flash (pen drive) precisa ser formatada para voltar a funcionar plenamente. No entanto, você pode perder seus arquivos e para resgatá-los será necessário procurar por meios de recuperar seu pen drive formatado.

    Algumas das causas que podem corromper os arquivos do seu pen drive e, por consequência, levar a formatação do pen drive, podem ser:

    • Caso esteja dando erro, talvez seja pela retirada inesperada do pen drive do computador;
    • A exposição do seu pen drive a computadores não confiáveis e à malwares, provocando a corrupção dos seus arquivos;
    • Também, uma das causas para recuperar pen drive após a formatação é quando ele está muito cheio e corrompe o dispositivo, necessitando formatá-lo.

    O processo de formatação é simples, basta entrar em “Meu Computador”, selecionar o pen drive e com o botão direito e clicar em Formatar Pen Drive.

    É muito comum que seus documentos sejam excluídos. Contudo, existem maneiras possíveis de como recuperar seus arquivos do pen drive formatado através de programas especializados.

    Muitos desses programas são pagos, mas existem opções sem custos dentro de um limite de tempo ou de GB. Foi pensando em como recuperar os arquivos de um pen drive formatado que separei uma lista com os principais aplicativos para seu PC (Windows ou Mac). Confira abaixo!



    Aprenda Como Recuperar Pen Drive Formatado

    Como Recuperar Arquivos Formatados Do Pen Drive Com O EaseUS Data Recovery Wizard

    Um dos principais programas para recuperar pen drive formatado é o EaseUs Data Recovery Wizard. Ele ajuda na recuperação dos arquivos perdidos através da verificação de cada erro da unidade flash formatada e procura recuperá-los.



    O programa conta com uma versão sem custos e outra Pro (US$ 69,95/ano). A versão não paga tem um limite de 2GB para serem resgatados. Também é possível recuperar a partir do cartão de memória.

    Os principais recursos da versão sem custos para recuperar seu pen drive formatado são:

    • Recuperar seus arquivos perdidos do pen drive formatado com nome e caminho original do arquivo;
    • Recuperar até 2GB de arquivos;
    • Visualizar os documentos antes da recuperação;
    • Recuperar diversos formatos de arquivos como: fotos, vídeos, músicas, documentos Office, e-mails, ZIP/RAR, entre outros;
    • Compatível com Windows 10 e Mac.

    Passo a Passo Como Recuperar Arquivos Formatados Do Pen Drive Com O EaseUS Data Recovery Wizard

    Se você quer aprender como recuperar arquivos do pen drive formatado utilizando o EaseUs, confira o passo a passo abaixo:

    • Selecionar

    Após baixar a versão sem custos do EaseUs (Windows ou Mac) inicie o programa. A página inicial é como essa na foto abaixo.

    Escolha a unidade flash que você quer recuperar os dados do pen drive formatado e clique em “Verificar”.



    • Verificar

    Após a verificação do sistema na unidade do seu pen drive, você pode visualizar todos os arquivos recuperados nele.

    Através das ferramentas de Filtro e Pesquisa você pode localizar os arquivos específicos perdidos na formatação do pen drive que você julga de extrema importância e procura recuperá-los logo.

    • Recuperar

    Após localizar seus arquivos perdidos, selecione-os e clique em “Recuperar”.

    Escolha um local seguro no seu PC para salvar os arquivos encontrados e assim você terá conseguido recuperar arquivos perdidos do pen drive formatado.

    Como Recuperar Pen Drive Formatado Usando O Recoverit

    O Recoverit é o programa de recuperação de dados mais comum quando se trata de recuperar arquivos de um pen drive formatado e também possui a opção sem custos.



    O programa consegue recuperar arquivos desde dispositivos que possam ter sido formatados, excluídos acidentalmente, com falhas no sistema ou sofreu ataques de vírus.

    A versão paga é de R$249,99/ano e sem limites de memória para recuperar arquivos do pen drive formatado. O programa também conta com um teste sem custos que permite você recuperar até 100MB de arquivos diversos formatos.

    Os principais recursos de recuperação de dados da versão não paga são:

    • Recupera arquivos excluídos acidentalmente;
    • Recupera arquivos do cartão SD;
    • 100 MB para recuperar arquivos do pendrive formatado;
    • Recuperação de Disco Rígido interno e externo/
    • Compatível com Windows 10 e Mac.

    Passo a Passo Como Recuperar Pen Drive Formatado Usando O Recoverit

    Baixe a versão de teste do Recoverit Wondershare e siga os passos abaixo para aprender a recuperar pen drive formatado.



    • Selecionar

    Após instalado, inicie o programa e para ver uma página inicial como essa abaixo.

    Como queremos recuperar os arquivos do pen drive formatado, seleciona a unidade flash correta que se encontra em “Discos Externos” e clique em “Digitalizar”.

    • Digitalizar

    O sistema verifica automaticamente o armazenamento do pen drive formatado. Após a verificação, você pode visualizar os arquivos que ainda podem ser recuperados.

    • Recuperar

    Apresentada a lista completa, o programa simplifica a procura ao emitir aplicar filtros por nome, tamanho, formato, data de modificação, etc., dos arquivos que pretende recuperar do pen drive formatado.

    Ao encontrar os arquivos desejados, marque a caixa de seleção dos mesmos e clique no botão “Recuperar”.

    Por fim, escolha a pasta do seu computador para salvar os arquivos e pronto, você acaba de recuperar os arquivos do pen drive formatado.



    Como Recuperar Fotos De Pen Drive Formatado Pelo PhotoRec

    Outro programa que é uma ótima ferramenta para recuperar fotos do pen drive formatado é o PhotoRec.

    Diferente das outras opções, o PhotoRec é específico para recuperação de fotos. Recupera não apenas pen drive, mas também cartões SD e outras mídias de armazenamento.

    Seu maior benefício é ser totalmente sem custos, pois é código aberto. Porém, vale lembrar que não é garantido a recuperação dos arquivos do pen drive 100%. O programa é compatível para Windows e Mac.

    O PhotoRec trata-se de um programa um pouco mais complicado para conseguir recuperar suas fotos do pen drive formatado. Segue abaixo o passo a passo para você não se perder.

    Passo A Passo Como Recuperar Fotos De Pen Drive Formatado Pelo PhotoRec

    • Primeiro, baixe o PhotoRec. 

    O programa é disponibilizado com o programa TestDisk, que também realiza a recuperação de dados. 



    Conecte o pen drive no PC, extraia o arquivo ZIP baixado e execute o photorec_win.exe.

    • Abra o PhotoRec

    Ao abrir o canal do PhotoRec, ele exibe os discos rígidos e discos externos conectados, como o pen drive. Procure cautelosamente o pen drive formatado.

    Você pode identificá-lo pelo número de GB que aparece ao lado. Para selecioná-lo, utilize as setas do teclado. Em seguida, clique “Enter

    • Selecionar Pen Drive 

    Seleciona a partição do pen drive que deseja recuperar os arquivos. Depois pressione “Enter” para continuar no processo de recuperar o pen drive formatado.

    • Tipo de Sistema 

    Na próxima tela você deve selecionar o tipo de sistema de arquivos usado pelo seu pendrive. O PhotoRec detecta automaticamente o sistema correto, basta você apertar “Enter”. 

    • Espaço Livre ou Todo

    Agora, selecione se deseja procurar os arquivos para recuperar o pen drive formatado no espaço livre ou em todo o pen drive. 

    Já com o pen drive formatado, escolha a opção livre (Free) e pressione novamente “Enter”.

    • Selecionar Pasta e Arquivos

    Selecione a pasta que deseja recuperar as fotos do pen drive. Basta pressionar a tecla “C” para iniciar a procura por arquivos perdidos. Por padrão, a PhotoRec salva os arquivos na pasta do PhotoRec no seu PC.

    Pronto, agora o PhotoRec começa a procurar e recuperar arquivos perdidos no seu pen drive formatado.

    Assim que recuperar os arquivos, o programa avisa você com a mensagem “Recovery Completed”. Agora basta entrar na pasta onde os arquivos se encontram e acessá-los.

    Agora que você aprendeu como recuperar pen drive formatado não precisa mais se preocupar quando o dispositivo apresentar algum problema. Basta formatá-lo sem medo de nunca mais ver seus arquivos.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.