Pular para o conteúdo

Como Recuperar Pen Drive Pelo CMD. Veja O Passo A Passo





    Ocorrer problemas e precisar buscar como recuperar pen drive pelo CMD é bem comum. Por conta do uso frequente de unidades USB, muitas vezes  podem surgir erros e defeitos com seu pen drive.

    Caso você utilize o Windows, o sistema traz consigo uma plataforma livre de cobranças e exclusiva, o CMD (ou ChkDsk). Na prática, funciona como uma ferramenta de diagnóstico do seu PC, que procura corrigir problemas defeituosos no sistema.

    Seu dispositivo pode corromper, perdendo arquivos, documentos e talvez até o próprio pen drive. Mas não se preocupe, existem maneiras simples de recuperar arquivos CMD. Vou te ensinar, em alguns passos, como fazer a recuperação.

    Caso você utilize o Mac, saiba que também existem maneiras para restaurar seu dispositivo, semelhante a recuperar pen drive CMD. O Mac tem um programa, que assim como o CMD, atua no sistema operacional, possibilitando a recuperação do pen drive através dele, esse programa é o Terminal.

    Também é possível utilizar programas para reparar pen drive pelo CMD, alguns são pagos e outros tem período de teste. Há opções compatíveis com Windows e Mac como por exemplo, Recoverit e EaseUS Data Recovery Wizard.

    A seguir, mostraremos um passo a passo de como recuperar pen drive pelo CMD.



    Como Recuperar Pen Drive Pelo CMD. Veja O Passo A Passo

    Reparar E Restaurar Pen Drive Pelo CMD

    O CMD é um Prompt de Comando do Windows, que através de algumas operações consegue recuperar seu pen drive e formatá-lo. Saiba como fazer isso seguindo as instruções a seguir:



    1. Primeiro, conecte o pen drive no seu computador e em seguida vá no Menu Iniciar e pesquise por “CMD”. Deve aparecer o “Prompt de Comando”, clique nele e abrirá a janela preta do CMD;
    2. Digite “diskpart” e pressione “Enter”;
    3. Depois, irá aparecer uma nova guia, lá digite “list disk” e pressione “Enter”. Aguarde até que uma lista com os dispositivos de armazenamento conectados apareça;
    4. Preste atenção nesse passo: verifique qual o número do pen drive que será recuperado na lista de dispositivos (pode ser diferenciado pelo número de GB). Identificado, digite “select disk X” (X é o número do seu pen drive, no meu caso é o Disco 1) e clique em “Enter”. OBS: Tome cuidado para não escolher o dispositivo errado e acabar formatando o seu disco rígido;
    5. Selecionado o pen drive para recuperar, digite “clean” e pressione o “Enter”;
    6. Em seguida, digite “create partition primary” e tecle “Enter”; 
    7. Digite “format fs=fat32”, certifique-se de que tudo foi feito corretamente e pressione “Enter”. Se for outro formato de sistema de arquivos sem ser o pen drive, mude fat32 por NTFS, exFAT, e assim por diante;
    8. Digite “assign” e escolha uma letra para sua unidade pen drive. Depois digite “exit” e dê “Enter”.

    Pronto! Seu pen drive foi formatado e recuperado através do CMD. 

    Restaurar Pen Drive Pelo CMD Formatando





    Se a sua unidade USB estiver com vírus, você pode tentar recuperar pen drive corrompido CMD, contudo esse método vai apagar definitivamente seus arquivos. Sugiro que salve o que for importante no computador, para só então avançar.

    Para restaurar e formatar seu pen drive pelo CMD é simples, acompanhe os três passos a seguir:

    1. Digite “cmd” na barra de pesquisa do Windows, clique no programa “Prompt de Comando” e execute;
    2. Digite o comando: chkdsk /r /f LetraDaUnidadeDoPenDrive e tecle “Enter” (Ex: se a unidade do pen drive for “D:”, digite chkdsk /r /f d:);
    3. O ChkDsk (CMD) vai localizar, corrigir os erros e recuperar pen drive CMD.

    Simples assim! Agora você já sabe como recuperar arquivos pen drive pelo CMD e pode utilizá-lo novamente. Para evitar fazer uma nova limpeza no seu dispositivo, dê preferência por utilizá-lo em locais que você considera seguro e com arquivos sem vírus ou malware.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.