Pular para o conteúdo

Como Recuperar um Pendrive





    As unidades flash USB são dispositivos de armazenamento portáteis utilizados para armazenar e transferir ficheiros digitais entre computadores.

    São incrivelmente convenientes, mas também podem ser propensos à perda de dados devido a danos físicos, software malicioso, ou mesmo apagamentos acidentais.

    No entanto, há sempre o risco de perda de dados devido a danos físicos, software malicioso, ou mesmo eliminação acidental.




    Aprenda Como Recuperar Seu Pen Drive

    Como Recuperar Pendrive Que Não Formata

    Verificar a Existência de Erros

    É possível que o problema com o seu USB não se deva a um erro de formatação, mas sim a um problema com a forma como os ficheiros estão a ser acedidos a partir da unidade ou escritos na mesma. Tente executar uma verificação de disco na unidade para verificar se existem erros e eliminá-los, se necessário.



    Reformatar a Unidade

    Se não aparecerem erros na sua verificação do disco, poderá ser necessário reformatar a unidade. Isto apagará todos os dados armazenados na unidade USB e torná-la-á pronta para novos ficheiros.

    Deverá ser capaz de o fazer a partir da janela de Gestão de Disco no Windows ou através da utilização de um terceiro programa de formatação como o HP USB Disk Storage Format Tool.

    Verificar o Condutor do Dispositivo

    Um driver de dispositivo USB corrompido ou desatualizado pode também causar problemas de acesso aos dados de uma unidade USB. Tente atualizar os drivers do seu dispositivo para garantir que tudo está atualizado e é compatível com o seu PC.

    Utilizar um Local Diferente

    Por vezes, uma porta USB pode tornar-se defeituosa ou não ser devidamente compatível com o seu dispositivo. Tente ligar o USB a outra porta e veja se isso ajuda a resolver o problema.

    Procura de Vírus

    É possível que um vírus esteja a causar problemas na sua unidade USB. Utilize um programa antivírus para procurar qualquer software malicioso que possa estar a interferir.

    Como Recuperar Pendrive Danificado

    O primeiro passo é certificar-se de que o dispositivo está devidamente ligado e ligado. Se o dispositivo estiver ligado, mas não for detectado pelo computador, é possível que seja preciso ser formatado.

    Se ainda não formatado o dispositivo, pode querer tentar usar um programa de recuperação de dados. Muitos programas estão disponíveis online e podem ajudar a verificar e recuperar ficheiros perdidos ou danificados.

    Depois de ter descarregado o software escolhido, siga as instruções para instalação. Em seguida, iniciar o programa no seu computador e selecionar a unidade USB que gostaria de recuperar.

    Se o software de recuperação de dados não funcionar, há outra opção disponível: enviar a unidade flash USB para um serviço de recuperação de dados. Isto pode ser mais caro do que utilizar um programa de software, mas é muitas vezes mais fiável e bem sucedido.

    Um serviço de recuperação de dados utilizará ferramentas especializadas para tentar recuperar os ficheiros a partir da sua unidade USB danificada.

    Como Recuperar Arquivos Corrompidos do Pendrive

    A recuperação de ficheiros de uma unidade USB corrompida ou inacessível é possível com as ferramentas e técnicas certas. Aqui estão algumas dicas úteis sobre como recuperar dados de uma unidade flash USB danificada:

    Verificação de Vírus

    Antes de tentar qualquer processo de recuperação, é importante procurar o vírus na unidade. Isto ajudará a assegurar que quaisquer dados recuperados não sejam infectados com software malicioso.



    Usar Software de Recuperação de Dados

    Software especializado de recuperação de dados pode ser usado para recuperar ficheiros perdidos ou inacessíveis a partir de uma pen USB danificada. Tal software pode restaurar dados de um dispositivo corrompido de forma rápida e segura.

    Investir em Serviços Profissionais de Recuperação de Dados

    Em alguns casos, o software de recuperação de dados pode não conseguir aceder à unidade danificada ou recuperar todo o seu conteúdo. Se for este o caso, vale a pena considerar os serviços profissionais de recuperação de dados. Estes serviços podem fornecer uma solução mais abrangente para a recuperação de dados perdidos a partir de um dispositivo danificado.

    Como Recuperar Arquivos de um Pendrive

    Ter uma pen USB com ficheiros importantes pode ser muito útil no nosso dia-a-dia. Se acidentalmente apagou algum arquivo não se preocupe, há várias maneiras de tentar recuperar os dados apagados. Eis como:

    1. Em primeiro lugar, verifique se pesquisou o ficheiro na lixeira. Este é um primeiro passo fácil, pois por vezes ainda é possível encontrar ficheiros apagados na lixeira.

    2. Se o ficheiro não foi encontrado, pode tentar usar um software de recuperação de dados como o Recuva ou EaseUS Data Recovery Wizard Free, que lhe permite procurar ficheiros perdidos na sua pen USB.

    3. Se isto não funcionar, pode tentar usar um serviço de recuperação de dados USB, que é mais caro mas permite encontrar e recuperar ficheiros apagados da sua pen USB.

    4. Finalmente, se tudo o resto falhar, pode tentar formatar a sua unidade flash USB e recuperar os dados perdidos a partir de uma cópia de segurança.

    Como Recuperar Pendrive Quebrado

    Se acabou danificado fisicamente seu PenDrive, poderá recuperá-lo desde que seu circuito eletrônico não tenha sido afetado. Há algumas opções que pode tentar em casa para salvar a unidade.

    1) Verificar se há danos físicos: Se a sua pen drive estiver danificada ou arranhada, pode provocar o desalinhamento de alguns pontos de ligação dentro da porta USB. Para verificar isso, ligue a sua pen drive a outra porta USB ou dispositivo, e veja se funciona.

    2) Verificar a existência de ligações soltas: Verifique se a unidade USB está devidamente ligada ao seu computador ou dispositivo. Verifique as ligações e assegure-se de que o cabo de dados está firmemente inserido em ambos os dispositivos. Se existirem portas em ambos os lados da sua unidade USB, certifique-se de que também estão firmemente ligadas.

    3) Tente um diferente: Se o seu dispositivo tiver mais do que uma porta USB, tente outra para ver se o problema é com a porta original. Isto pode ser uma boa indicação de que a porta é má e precisa de ser substituída.

    4) Tente usar um cabo diferente: Se suspeitar que o cabo de dados original pode estar a funcionar mal, tente usar um USB diferente. Isto pode ajudar a determinar se o cabo USB original está a causar o problema ou se há algo mais a acontecer.

    5) Tente usar um computador diferente: Se não conseguir que a sua pen drive funcione no seu dispositivo, tente ligá-la a outro computador e veja se funciona. Caso contrário, poderá ter de considerar outras opções tais como enviá-lo a um perito ou comprar um novo.

    6) Caso o computador não reconheça o Pendrive ainda, pode tentar restaurá-lo levando a uma unidade especializada em recuperação ou enviá-lo para uma oficina de reparação. Poderão recuperar os dados da sua unidade USB e também reparar qualquer dano físico que possa ter causado.



    Programa para Recuperar Pendrive

    Se nenhum dos métodos utilizados foi possível recuperar seus arquivos do pendrive, pode usar um software programa para o ajudar com a recuperação.

    Existem vários programas que podem ser utilizados para recuperar dados de unidades flash e outros dispositivos de armazenamento, tais como EaseUS Data Recovery Wizard, Stellar Phoenix Windows Data Recovery Professional, Recuva, e Disk Drill.

    Estes programas oferecem capacidades avançadas de recuperação de dados e permitem-lhe digitalizar a sua unidade para ficheiros apagados, filtrar os resultados por tipo de ficheiro, e recuperá-los para um local desejado.

    O programa também lhe fornecerá informação detalhada sobre o processo de recuperação e permitir-lhe-á visualizar quaisquer ficheiros recuperados antes de os guardar.

    Como Recuperar Arquivos do Pendrive Com Vírus

    Em primeiro lugar: faça o backup de todos os seus dados o mais rapidamente possível. Isto irá ajudá-lo a evitar perder qualquer coisa de valor se o vírus não puder ser removido. Verifique de que o dispositivo de backup que escolher não está ligado ao seu computador, uma vez que também pode ficar infectado.

    Se tiver um programa antivírus instalado, pode utilizá-lo para verificar a unidade USB. Isto irá identificar e remover quaisquer ficheiros maliciosos no dispositivo. Se o seu software antivírus não detectar nenhum vírus, poderá ter de formatar a unidade de modo a livrá-lo da infecção.

    Contudo, a formatação apagará todos os dados armazenados na unidade, por isso não se esqueça de fazer primeiro o backup dos seus ficheiros.

    Depois de ter feito o backup de todos os seus ficheiros e de ter feito o scan à procura de vírus, pode então copiá-los de volta em segurança para a pen USB.

    Assegure-se de manter o seu software antivírus atualizado e de executar verificações regulares em qualquer dispositivos que se ligam ao seu computador.

    Software para Formatar Pendrive

    Existem muitos tipos diferentes de software que podem ser utilizados para formatar a sua pen drive, como o Windows Disk Utilitário de gestão, Ferramenta de formato de armazenamento de disco USB HP, e Assistente de partição AOMEI. Cada um destes programas tem características únicas que podem ser mais adequadas às suas necessidades.



    Windows Disk Management Utility

    É o software mais fácil e mais comummente utilizado para formatar uma unidade flash. Permite aos utilizadores particionar rapidamente as suas unidades flash e criar novas partições em apenas alguns cliques.

    A HP USB Disk Storage Format Tool

    Foi concebida especificamente para unidades flash HP e oferece características avançadas tais como a capacidade de criar múltiplas partições, formatar grandes unidades flash USB, e até seleccionar o tipo de sistema de ficheiros para a sua unidade.

    O AOMEI Partition Wizard

    É uma solução de gestão de divisórias tudo-em-um que pode ajudá-lo a formatar e gerir a sua pen drive com facilidade. Permite-lhe criar partições, redimensioná-las, e mesmo limpar com segurança toda a unidade, se necessário.

    Como Recuperar Pendrive Formatado

    É definitivamente possível recuperar ficheiros a partir de uma drive formatada. Aqui estão alguns passos simples a seguir que o ajudarão a recuperar o acesso aos seus ficheiros perdidos:

    1. Pare de usar o flash drive imediatamente. É importante que deixe de utilizar a unidade logo que possível para que quaisquer novos dados escritos no disco não sobregravem ou corrompam os seus ficheiros existentes.

    2. Baixar e instalar uma aplicação de software de recuperação de dados fiável, tal como EaseUS Data Recovery Wizard, Recuva ou MiniTool Partition Wizard Free Edition.

    3. Ligue a unidade flash ao seu computador e lance o software de recuperação. Siga as instruções fornecidas pelo programa para digitalizar a sua pen drive em busca de ficheiros recuperáveis.

    4. Uma vez concluído o scan, poderá visualizar uma lista de ficheiros recuperáveis a partir da sua unidade formatada. Selecione quais os ficheiros que gostaria de recuperar e clique no botão “Recuperar”.

    5. Guarde os ficheiros recuperados para um local seguro no seu computador ou disco rígido externo. É importante que os salve para um dispositivo diferente, uma vez que salvá-los de volta na mesma unidade pode sobrescrever permanentemente os seus dados existentes.

    Como Formatar Pelo CMD Pendrive

    Quer necessite de formatar uma unidade USB ou um cartão de memória, o Prompt de Comando (CMD) oferece uma forma fácil de o fazer. Neste artigo vamos mostrar-lhe como formatar os seus dispositivos de armazenamento com CMD de forma rápida e segura.



    1. Abra o Menu Iniciar
    2. Digite “cmd” na barra de pesquisa.
    3. Clique com o botão direito do rato na aplicação de Prompt de Comando e selecione “Run as administrator” (Executar como administrador).
    4. Conecte o seu dispositivo de armazenamento ao seu computador.
    5. Para ver se foi detectado, escreva “diskpart” na linha de comando e prima Enter. Isto abrirá uma nova janela dentro do CMD, onde poderá verificar os seus dispositivos.
    6. Escreva “list disk”. Isto irá mostrar-lhe uma lista de todos os discos ligados ao seu computador.
    7. Encontre o disco que corresponde à sua unidade USB ou cartão de memória e anote o seu número. Neste exemplo, é o Disco 1.
    8. Escreva “select disk 1” (substituindo 1 pelo o seu próprio número de dispositivo).
    9. Digite “clean”. Isto iniciará o processo de formatação.
    10. Uma vez terminado, digite “crear partition primary” e prima Enter.
    11. Finalmente, digite “formatar fs=ntfs quick” para formatar a sua unidade com o sistema de ficheiros NTFS.
    12. O processo de formatação deve levar alguns minutos. Uma vez concluída, digite “exit” para fechar a janela da parte do disco e está pronto.

    Como Recuperar Pendrive Formatado

    Aqui estão algumas das nossas principais dicas sobre como recuperar os seus dados:




    1. Experimente uma solução de software de recuperação de dados – Muitas aplicações de software são especializadas na recuperação de dados a partir de unidades formatadas. Procure por programas que são compatíveis com o seu sistema operativo e que foram concebidos para recuperar dados de unidades formatadas.

    2. Usar uma ferramenta de recuperação baseada no Windows – Se a sua unidade flash for formatada usando o SO Windows, pode usar o comando “undelete” do Windows a fim de tentar salvar qualquer um dos ficheiros na unidade. Este utilitário é normalmente acedido através do prompt de comando.

    3. Reparar fisicamente a unidade – Se nenhum dos métodos acima referidos funcionar, o seu último recurso é reparar fisicamente a unidade. Isto irá exigir que abra a pen drive e substitua quaisquer componentes defeituosos que possam ter causado a sua formatação em primeiro lugar. Se não tiver a certeza de como fazer, é melhor consultar um profissional.

    Como Recuperar Fotos Cartão SD

    Se necessita fazer alguma recuperação em algum dispositivo do tipo SD, pode usar qualquer dos métodos utilizados neste artigo, pois o sistema contido no SD é igual ao de um PenDrive mudando apenas alguns detalhes e formatos, mas a sua funcionalidade continua idêntica.

    Portanto, qualquer método, código ou software irá funcionar somente atente para não ter outro dispositivo de armazenamento do tipo USB conectado na hora de executar os processos.

    Perguntas Frequentes

    Q: É possível recuperar uma unidade flash USB?

    R: Sim, é possível recuperar uma unidade flash USB e restaurar dados perdidos usando uma ferramenta de recuperação. Contudo, os resultados podem variar em função da extensão dos danos ou da corrupção.

    Q: É seguro utilizar uma ferramenta de recuperação de unidade flash USB?

    R: Sim, a maioria das ferramentas disponíveis são concebidas para serem seguras e eficazes. É importante selecionar uma ferramenta de boa reputação e seguir as instruções para garantir os melhores resultados.