Pular para o conteúdo

Como Recuperar Um Documento Do Word Excluído Da Lixeira





    Recentemente, estava organizando meus arquivos e acabei percebendo que alguns documentos importantes não estavam devidamente salvos nas pastas. Ao procurar na lixeira, também não os encontrei e a primeira pergunta que surgiu em minha mente foi se tinha como recuperar um documento Word excluído da lixeira.

    Particularmente, eu não me lembrava de ter deletado aqueles arquivos da lixeira, por isso minha preocupação aumentou. Fiquei pensando como um documento não deletado pode simplesmente sumir da minha lixeira. Eu não o encontrava de maneira alguma.

    A partir dessas dúvidas e da necessidade de recuperar um documento do Word importante, me dediquei a pesquisar mais sobre o assunto a fim de encontrar uma solução para o meu problema. Depois de algumas horas, consegui coletar as informações necessárias.

    Como sei que esse não é um problema que atinge apenas a mim, separei algumas informações e dicas para compartilhar com você! Por isso, neste artigo você encontra como recuperar um documento Word excluído da lixeira e também como restaurar um arquivo que ainda está na pasta.

    Além disso, mostro como recuperar arquivos Word pelo celular e falo sobre alguns motivos pelos quais os arquivos do Word podem ser excluídos da lixeira. Por fim, deixo algumas dicas para manter seus arquivos Word seguros.



    Como Recuperar Um Documento Do Word Excluído Da Lixeira

    Como Recuperar Arquivo Do Word

    A resposta para essa pergunta depende de como o arquivo foi excluído e em que local do seu dispositivo ele está localizado. Hoje, falo mais especificamente como recuperar um documento do Word excluído da lixeira. Mas antes, entenderemos melhor como é possível um arquivo desaparecer desta pasta.



    Como Um Documento Word Pode Desaparecer Da Lixeira

    Existem dois motivos principais que podem fazer com que um arquivo seja excluído da lixeira, como falaremos adiante. É importante que você entenda, assim você não precisa se preocupar em saber como recuperar um documento do Word excluído da lixeira. Cuidar de seus documentos é essencial para manter a organização.

    Isso porque o primeiro motivo pode acontecer por um descuido. Ou seja, quando o próprio usuário opta por esvaziar a lixeira manualmente sem se dar conta de que algum arquivo importante estava naquele local.

    O segundo motivo está atrelado às configurações do seu computador. É possível configurar a lixeira para que a mesma seja esvaziada a partir de determinadas ações. Caso essa configuração esteja habilitada, é possível que os arquivos “sumam” sem um motivo aparente.

    Como Recuperar Um Documento Do Word Excluído Da Lixeira

    Caso você precise acessar um arquivo excluído da lixeira, é possível recorrer a alguns programas. Particularmente, falarei do Yodot que foi o que usei para recuperar o documento Word deletado da lixeira do meu PC.



    O primeiro passo para resgatar o arquivo Word é baixar o programa Yodot no seu computador. Após finalizada a instalação, siga os passos abaixo:

    1. Abra o Yodot em seu dispositivo;
    2. Uma vez com o programa aberto, você deve escolher a opção recuperação de arquivos excluídos;
    3. Uma janela será aberta onde estarão as unidades disponíveis no seu dispositivo, clique na que contém o documento Word que deseja recuperar;
    4. Por fim, basta clicar no arquivo escolhido e selecionar a opção next, concluindo o download na pasta desejada.

    Como Recuperar Documento Word Que Está Na Lixeira

    Se o seu arquivo ainda está na lixeira, o processo para restaurar o documento Word é ainda mais simples e pode ser realizado sem o auxílio de nenhum programa. Basta seguir o passo a passo abaixo:

    • Clique no ícone da lixeira; 
    • Procure o nome do arquivo que você deseja recuperar; 
    • Clique no arquivo com o botão direito do mouse; 
    • Selecione a opção restaurar; 

    Após restaurar o arquivo Word, ele deve retornar à pasta de origem onde se encontrava antes da exclusão. 

    Como Recuperar Documento Excluído Do Word No Celular

    Se você excluiu algum arquivo importante do seu dispositivo móvel, fique tranquilo. Também é possível recuperar documento excluído do Word no celular. Para isso, é necessário ter o aplicativo instalado, como mostraremos a seguir.



    • Instalando O Word No Celular

    Com o app Word no celular, é possível utilizar os recursos do programa de forma completa, auxiliando na criação e edição de documentos. Para baixar, siga o passo a passo:

    • Acessar a Play Store ou App Store; 
    • Buscar pelo termo documentos Word;
    • Clicar na opção instalar; 
    • Iniciar o aplicativo clicando no ícone presente na tela.

    Pronto! Dessa forma você já está preparado para criar, editar e recuperar arquivos no seu celular. 

    Recuperar Um Arquivo Word Da Lixeira Pelo Celular

    Com o aplicativo instalado, é possível recuperar um arquivo Word da lixeira de forma simples. Para isso, siga as etapas:

    1. Entre no app;
    2. Selecione a opção menu no canto superior esquerdo da tela;
    3. Clicar em lixeira;
    4. Escolher o arquivo desejado;
    5. Selecione a opção mais;
    6. Por fim, clique em restaurar. 
    Como Recuperar Um Documento Do Word Excluído Da Lixeira
    Recuperar Um Arquivo Word Da Lixeira Pelo Celular (Fonte: Play Store)

    Como Proteger Meus Arquivos Word

    Toda vez que for necessário recuperar um arquivo Word excluído, é possível recorrer às ferramentas da lixeira como apresentamos hoje. Mesmo tendo essa possibilidade, é importante manter os arquivos protegidos e armazenados em mais de um local para evitar maiores problemas. 



    Você pode escolher algumas opções para guardar os seus arquivos. Falarei sobre as duas que eu mais uso. 

    • Armazenando Os Arquivos No Drive

    Armazenar os arquivos Word no drive é uma ótima opção para quem deseja ter os documentos importantes à mão. Para isso, você pode escrever os documentos diretamente no Word online ou ainda utilizar o programa tradicional e depois subir os arquivos mais importantes para a nuvem.

    • Armazenando Os Arquivos No E-mail

    O e-mail é uma opção prática que permite visualizar e baixar os arquivos onde quer que você esteja. Você pode utilizar um e-mail pessoal ou até mesmo criar outro, apenas para essa finalidade. Basta encaminhar os arquivos para o endereço eletrônico escolhido e pronto. Sempre que precisar, basta fazer o login.

    Neste artigo você aprendeu mais sobre como recuperar um documento do Word excluído da lixeira e também a restaurar arquivos pelo app Word. Para não passar mais sufoco você também sabe algumas formas de proteger seus documentos e visualizá-los sempre que precisar.

    Creio que está pronto para tornar o seu armazenamento ainda mais prático!

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.