Pular para o conteúdo

Como Recuperar Vídeos Corrompidos





    Com a crescente popularidade do vídeo digital, não é raro que os vídeos se corrompam ou danifiquem devido a uma vasta gama de questões. Pode ser extremamente frustrante tentar encontrar a solução certa quando as suas preciosas memórias estão em jogo. Mas não se preocupe – há algumas opções que você pode usar para recuperar vídeos corrompidos.

    Ter uma colecção de vídeos caseiros é uma óptima forma de captar momentos e memórias preciosas com a família e amigos. Com a tecnologia digital a facilitar o armazenamento rápido de grandes quantidades de dados, mais pessoas estão a optar pelo armazenamento digital em vez de suportes físicos como fitas VHS ou DVDs.

    No entanto, com a conveniência da tecnologia digital vem um maior risco de corrupção de dados, o que pode levar a que os vídeos se tornem inutilizáveis. Pode ser muito perturbador quando os seus ficheiros de vídeo digital se tornam corrompidos ou danificados e não consegue vê-los ou partilhá-los com outros. Felizmente, há algumas opções disponíveis que o podem ajudar a recuperar vídeos corrompidos.




    Como Recuperar Vídeos Corrompidos: Veja 4 Passos

    O Que Causa A Corrupção Em Vídeo

    Pode ser difícil identificar a causa exacta da corrupção vídeo, uma vez que existe uma série de causas potenciais. Uma das causas mais comuns é uma falha de energia durante a transferência de ficheiros ou a edição de vídeos. Isto pode resultar em cabeçalhos de ficheiro corrompidos, o que tornará impossível a abertura e visualização do vídeo.




    Outras causas potenciais incluem ataques de vírus, software, incompatibilidades, falhas de dispositivos de armazenamento e problemas de hardware.

    Como Recuperar Vídeos Corrompidos

    Se os seus ficheiros de vídeo se tiverem corrompido ou danificado, não entre em pânico – há maneiras de tentar recuperá-los. Primeiro, tente executar um scan de vírus nos ficheiros afectados, pois isto pode ajudar a resolver qualquer software malicioso que possa causar a corrupção. A seguir, pode tentar reparar o cabeçalho do ficheiro utilizando uma ferramenta de reparação de ficheiros de vídeo.

    Estas ferramentas estão disponíveis para download em muitos websites, e podem ser usadas para reparar cabeçalhos corrompidos numa variedade de formatos de vídeo populares. Se isto não funcionar, pode ser necessário utilizar software de recuperação de dados para tentar extrair os cabeçalhos perdidos do ficheiro de vídeo corrompido.

    Dicas Para Prevenir A Corrupção Vídeo

    É sempre melhor tentar evitar que os seus vídeos se corrompam em primeiro lugar, em vez de tentar recuperá-los depois do facto. Para ajudar a proteger contra a perda de dados, certifique-se de fazer regularmente cópias de segurança dos seus ficheiros para um disco rígido externo ou serviço de armazenamento em nuvem.

    Além disso, certifique-se de que está a utilizar a última versão do seu software de edição de vídeo para assegurar a compatibilidade com todos os formatos de ficheiro e sistemas operativos. Finalmente, se estiver a transferir ficheiros através de uma rede ou da Internet, certifique-se de ter uma ligação fiável, sem interrupções durante o processo de transferência.

    Recuperando Vídeos Corrompidos Pelo Celular

    O primeiro passo a levar é certificar-se de que o seu telefone tem armazenamento suficiente. Quanto mais espaço tiver, mais hipóteses tem de recuperar vídeos corrompidos. Se necessário, liberte algum espaço no seu aparelho, apagando quaisquer ficheiros ou aplicações desnecessárias que estejam a ocupar demasiado espaço.

    Uma vez que o armazenamento é limpo, é hora de procurar os ficheiros de vídeo corruptos. Nos dispositivos Android, eles estarão na pasta DCIM. Num iPhone, encontrá-los-á na aplicação Fotos.




    Se o vídeo corrompido estava num dispositivo externo tal como um cartão de memória ou drive USB, tente copiá-lo para o seu computador e depois voltar para o telefone. Isto pode ajudar a corrigir quaisquer erros e permitir-lhe ver o vídeo.

    Também pode tentar usar um software de recuperação de dados como o Recuva ou o Wondershare Recovery para procurar ficheiros corruptos. Se forem encontrados, estes programas oferecem um nível mais profundo de scan que pode ajudar a recuperar quaisquer vídeos perdidos.

    Finalmente, se nenhum destes métodos funcionar, poderá ter de levar o telefone a um profissional para diagnóstico.

    Poderão utilizar ferramentas e técnicas mais sofisticadas para recuperar os seus vídeos.
    Com um pouco de paciência, é possível recuperar vídeos corruptos no seu telemóvel. Siga estes passos e deverá ter sucesso num instante.

    Recuperar Vídeos Corrompidos Pelo PC

    O primeiro passo consiste em determinar o tipo de corrupção que ocorreu. Se o ficheiro ainda puder ser aberto, mas partes dele parecerem distorcidas ou deslocadas, isto pode ser um sinal de corrupção menor e pode muitas vezes ser corrigido com ferramentas de software especializado.

    No entanto, se o ficheiro não puder ser aberto, isto indica que uma corrupção grave provavelmente precisará de utilizar outras ferramentas de recuperação.
    Uma vez determinado o tipo de corrupção, pode então tentar uma reparação do ficheiro. Se a corrupção for menor, há muitos programas de software especializados que podem ser utilizados para a reparar.

    No entanto, se a corrupção for mais grave, pode requerer passos adicionais, tais como a execução de digitalizações de disco, ou utilizando software de recuperação de ficheiros.

    Finalmente, se tudo o resto falhar, poderá ter de recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados.

    Estes serviços estão equipados com as ferramentas e os conhecimentos necessários para recuperar com sucesso os seus ficheiros de vídeo da corrupção.



    Recuperar Vídeo Corrompido Online

    A primeira opção é utilizar uma ferramenta de reparação de vídeo fiável. Há muitas opções de programas disponíveis online, e a maioria delas oferece versões gratuitas e pagas. Dependendo do tipo de corrupção, pode escolher entre diferentes ferramentas que oferecem soluções específicas para cada questão.

    Com alguns simples cliques, estes programas podem ajudá-lo a identificar e corrigir vídeos comuns sobre questões de corrupção.

    Outra opção é contatar o programador do vídeo ou o website. Muitos programadores fornecem serviços de apoio para questões como a corrupção de vídeo, e normalmente podem corrigir o seu ficheiro rápida e facilmente.

    O mesmo se aplica aos sítios web – se tiver dificuldades em reproduzir um vídeo no sítio deles, eles podem ser capazes de ajudar.

    Finalmente pode tentar encontrar uma cópia do vídeo a partir de outra fonte. Esta é normalmente a forma mais fácil de recuperar vídeos corruptos, embora possa levar algum tempo e esforço da sua parte.

    Se tudo o resto falhar, esta pode ser a sua melhor aposta para obter o conteúdo que deseja.

    A recuperação de vídeos corrompidos não tem de ser um incómodo com um pouco de know-how, pode obter os seus vídeos de volta num instante! Esperamos que estas dicas tenham sido úteis enquanto trabalhamos para recuperar vídeos corruptos em linha.

    Perguntas Frequentes

    P: Como faço sabe se o meu vídeo está corrompido?

    R: Um vídeo corrompido normalmente não será reproduzido corretamente, com secções em falta ou visuais distorcidos. Em alguns casos, pode mostrar uma mensagem de erro quando se tenta abrir o ficheiro.

    P: Existe alguma forma de recuperar um vídeo eliminado?

    R: É possível recuperar vídeos apagados utilizando software de recuperação de dados, desde que os ficheiros não tenham sido substituídos por outros dados.