Pular para o conteúdo

4 Maneiras De Como Recuperar Vídeos Do Cartão De Memória Do Celular





    Imagina estar em uma situação na qual você precisa de ajuda para recuperar vídeos do cartão de memória corrompido pelo celular. Foi exatamente isso que aconteceu comigo, eu não sabia por onde começar, foi então que procurei bastante e montei esse tutorial para ajudar outras pessoas que se encontram nessa situação.

    Com certeza o cartão SD pode armazenar muita coisa, além dos aplicativos do celular, ele também guarda fotos, vídeos, áudios, documentos e muita coisa importante.

    Os cartões de armazenamento de dados são muito utilizados em celulares, tablets, câmeras fotográficas, rádio portátil e até alguns videogames. Quando ele dá algum erro, já começo a me preocupar e pensar como recuperar um cartão SD corrompido para não perder os meus documentos.

    Para evitar essas situações, pesquisei diversas formas de como recuperar vídeos do cartão de memória do celular. Vou te contar o que descobri e qual o método mais eficiente para solucionar este problema.

    Dependendo do caso, você não precisará de um aplicativo para recuperá-lo, porém, em casos mais graves, é necessário. Mas não se preocupe, separei os passos que segui de como reparar cartão de memória corrompido. Você perceberá que as etapas são simples e rápidas.



    4 Maneiras De Como Recuperar Vídeos Do Cartão De Memória Do Celular

    Como Recuperar Um Cartão SD Corrompido

    Para descobrir como recuperar arquivos de um cartão SD corrompido, insira-o em um computador para começar o conserto. A maneira mais simples é pedir para que o sistema te ajude e mostre o que deve ser feito para solucionar o problema.



    1. Na aba de pesquisa do Windows, busque por CMD;
    2. Irá aparecer o Prompt de Comando;
    3. Clique com o botão direito no Prompt;
    4. Selecione “Executar como administrador”; 
    5. Digite CHKDSK, a letra da unidade do seu cartão com dois pontos e logo em seguida digite /f;
    6. Aperte Enter.

    Irá aparecer uma mensagem em sua tela mostrando os passos necessários de como recuperar dados de cartão SD corrompido.

    Se o seu problema ainda não tiver sido resolvido, talvez seja preciso formata-lo. Com essa ação, você perderá os documentos que estavam nele, mas terá o cartão de volta. Caso tenha um backup em seu computador, esta é a solução perfeita. Para isso, siga os passos abaixo:

    1. Clique na pasta de documentos do seu computador;
    2. Vá em Meu computador;
    3. Procure pelo seu cartão;
    4. Clique no cartão SD com o botão direito do mouse;
    5. Selecione Formatar
    6. Na nova aba, clique em “Restaurar padrões do dispositivo”;
    7. Clique em Iniciar.

    Agora você só precisa aguardar enquanto o computador faz o processo. Depois, não esqueça de conferir se está tudo em ordem com o seu cartão de memória.



    Como Saber Se Preciso Reparar O Cartão De Memória

    Para saber se seu cartão SD está danificado ou não, é necessário ficar atento aos sinais. Você deve começar a se preocupar em casos de desaparecimento de arquivos, se ele estiver dando erro de funcionamento ou se o seu dispositivo está enviando mensagens de erro.

    Muitas vezes pensamos que um cartão está com defeito por termos acabado de comprar e ele não estar sendo reconhecido por nenhum dispositivo. É difícil entender se ele realmente está com problemas.

    Mas quando um cartão de memória está danificado, é impossível lê-lo. Para testar, insira o SD em outros dispositivos, dessa forma você terá certeza se o erro está no seu celular ou realmente no cartão.

    Como Recuperar Cartão De Memória Corrompido

    Quando nosso SD fica danificado, o nosso primeiro pensamento é em como recuperar cartão de memória corrompido pelo celular. Pois saiba que realmente existe uma forma para não perder seus documentos.

    Basta seguir o tutorial abaixo para conseguir recuperar arquivos corrompidos:

    1. Insira o Cartão SD no PC;
    2. Vá para a tela inicial do computador;
    3. Clique com o botão direito do mouse em Iniciar;
    4. Abra as opções de Gerenciamento de disco;
    5. Procure pelo Cartão SD;
    6. Clique com o botão direito nele;
    7. Selecione “Alterar letra da unidade”;
    8. Aperte Alterar;
    9. Escolha uma nova letra;
    10. Pressione OK.

    Agora é só verificar se você conseguiu executar as instruções de como recuperar arquivos de cartão SD corrompido com sucesso.



    Como Descobrir A Letra Do Cartão De Memória

    Para descorromper seu cartão de memória, você irá precisar descobrir a letra da unidade do seu cartão. Para isso basta inseri-lo no computador e seguir os passos abaixo:

    1. Abrir a pasta de documentos;
    2. Ir até Dispositivos e unidades;
    3. Checar onde está o ícone do seu Cartão;
    4. Procure uma letra entre parênteses no nome do seu cartão;
    5. Esta letra em parênteses será a letra da unidade do seu cartão SD.

    Aplicativos Para Recuperar Cartão De Memória Corrompido

    Se você está procurando por um aplicativo simples de usar e que tenha um bom desempenho, utilize o Recover It, ele foi desenvolvido especificamente para quem precisa de como recuperar arquivos corrompidos do cartão de memória.



    Siga as instruções abaixo para  recuperá-lo:

    1. Baixe o aplicativo no site oficial do Wondershare;
    2. Abra o app;
    3. Na tela inicial, o seu cartão já estará aparecendo, selecione-o;
    4. Clique em Iniciar;
    5. Aguarde a leitura.

    Nesta janela, o aplicativo irá te mostrar alguns arquivos que estão armazenados no seu SD. Então não se preocupe, tudo o que pode ser encontrado, o RecoverIt encontrará.  Para recuperar estes itens, você deve:

    1. Selecionar o arquivo desejado ;
    2. Clicar em Recuperar;
    3. Escolher onde o arquivo será salvo;
    4.  Aguardar o processo ser finalizado.

    Viu como é simples recuperar fotos de cartão SD danificado? Com este aplicativo, até arquivos em PDF são encontrados.

    Agora que você já sabe como recuperar dados de cartão SD corrompido, ficará muito mais rápido conseguir seus documentos de volta. Mas fique atento para não corrompê-lo novamente.



    Para isso é importante sempre checar se não tem nenhum arquivo desconhecido em sua memória, por exemplo. Com esse tipo de arquivo, seu celular fica vulnerável a diversos tipos de vírus e danifica seu cartão.

    Mesmo que ele tenha uma tecnologia avançada, alguns cuidados devem ser tomados durante seu uso, dessa forma você acaba evitando erros e até prolongando a vida do seu cartão.

    • Evite que seu celular fique sem bateria, pois se ele desligar no meio de algum processamento de dados, pode danificar seu cartão ou corromper um arquivo;
    • Remover de forma errônea o cartão também pode danificá-lo;
    • Sempre que inserir o cartão em um computador, aperte Ejetar antes de tirá-lo;
    • Tome cuidado com campos magnéticos, pois pode fazer com que o dispositivo perca arquivos.

    Agora que você já conhece quais os cuidados necessários e como recuperar um cartão de memória, não perderá arquivos nunca mais.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui qualquer vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.