Pular para o conteúdo

Passo A Passo Para Recuperar Arquivos Deletados De Uma Pasta Específica





Você já deve ter ficado desesperado quando observou que um ou outro arquivo importante, de repente, não estava mais disponível em seu computador. Imagine quando isso acontece com uma pasta inteira com diversos arquivos. Nesses casos você precisa saber como recuperar arquivos deletados de uma pasta específica.

Talvez esses conjuntos de dados foram excluídos acidentalmente por você, mas também podem ter sido apagados devido a erros do sistema, ataque de vírus, dentre outros fatores. Por mais que seja trágico quando isso acontece, recuperar arquivos deletados de uma pasta específica é, sem dúvida, a “salvação da lavoura”.

Certa vez perdi documentos importantes do meu PC e senti na pele esse problema. Foi aí que resolvi realizar uma pesquisa minuciosa e descobri que existem programas pagos e sem custos que realmente nos ajudam a recuperar pasta deletada.

Como foi de extrema utilidade para mim, compartilho tudo sobre essa solução. Sei que o “mar não está para peixe” e às vezes dispor de alguma “grana” pode estar fora das condições financeiras. Pensando nisso, além dos programas pagos, mostro opções sem custos para recuperar arquivos deletados de uma pasta específica.




Neste artigo falo sobre 3 programas para recuperar arquivos excluídos do PC:

  • O Recoverit: “o poderoso chefão”;
  • O Easeus Data Recovery Wizard e como ele pode te ajudar;
  • O Recuva: popular, prático e eficiente.

Por fim, mostro como você pode tentar recuperar arquivos deletados de uma pasta específica direto pelo Windows, sem custos e de modo simples. Vamos lá!

Passo A Passo Para Recuperar Arquivos Deletados De Uma Pasta Específica

Recuperar Arquivos Deletados De Uma Pasta Usando O Recoverit: “O Poderoso Chefão”

A maioria dos equipamentos (PC, smartphone), foram desenvolvidos para que arquivos e pastas, quando excluídos, não desapareçam definitivamente. É aí que programas criados para recuperar pastas deletadas entram em ação.




O Wondershare Recoverit é uma ferramenta poderosa que funciona em dispositivos como:

  • Discos rígidos;
  • Cartões de memória;
  • Câmeras digitais;
  • HD externo;
  • Pen drives e muito mais.

Ele pode ser baixado sem custos e de forma experimental. Para ter acesso a todos os recursos, a versão completa é adquirida através de planos a partir de R$20,83 / mês.

Além de recuperar arquivos deletados de uma pasta específica que sofreram essa ação acidentalmente, o Wondershare Recoverit também resgata dados perdidos de discos com partições fragmentadas que podem conter erros. Mesmo aqueles arquivos excluídos há um ano, ele consegue recuperar.

Alguns programas freewares como o Recuva e o PhotoRec não suportam o Mac OS X. O Recoverit, por sua vez, tem mais mecanismos, é fácil de usar e funciona nesse sistema, tornando-se mais eficiente que os programas sem custo algum.

Segue abaixo um tutorial simplificado de como recuperar arquivos deletados de uma pasta específica com o Recoverit:



  1. Baixe o programa Recoverit diretamente do site oficial;
  2. Após instalar, abra o programa em seu PC e selecione o tipo de arquivo que deseja recuperar;
  3. Agora, aguarde o Recoverit finalizar a varredura pelo seu dispositivo. O programa está procurando os arquivos deletados;
  4. Escolha os arquivos que você deseja recuperar; 
  5. Caso tenha dúvidas, você pode visualizar cada um dos documentos antes de selecionar a ação final;
  6. Após selecionar os arquivos a serem salvos, clique em “Recuperar”;
  7. Escolha uma pasta em seu dispositivo para salvar os arquivos.

Fim! Você conseguiu recuperar arquivos de uma pasta específica e salvá-los novamente em seu PC.

Recuperar Pasta Deletada Permanentemente Com O Easeus Data Recovery Wizard: Saiba Como Ele Pode Te Ajudar

EaseUS Data Recovery Wizard é um programa que ajuda você a recuperar arquivos deletados de uma pasta do seu PC de forma simples. Ele consegue restaurar dados excluídos de diferentes dispositivos:



  • Windows PC;
  • Laptop;
  • Cartão de memória;
  • Unidade USB;
  • Cartão SD;
  • Disco rígido;
  • SSD;
  • Player multimídia;
  • Câmera digital e outros dispositivos de armazenamento.

É um programa pago, funciona na versão Mac e tem capacidade de 2G de recuperação de dados. Possui compatibilidade com Windows Server 2019 – 2003 Windows 10/8.1/8/7/Vista/XP. Você consegue ver cada dado resgatável para garantir melhores efeitos para recuperar arquivos deletados de uma pasta específica.

Veja um exemplo, em 3 passos de como usar o EaseUS Data Recovery Wizard:

Passo 1) Selecione um local de busca:

As opções de drivers de dispositivos disponíveis para busca aparecem na tela. Selecione o local de origem do arquivo que deseja encontrar. Agora é só clicar para dar início ao processo de recuperação.



Passo 2) Escanear:

O Programa dá início ao escaneamento depois que o local da busca é selecionado. A verificação é concluída e uma lista com todos os arquivos filtrados por tipo, nome ou extensão é exibida.

Passo 3) Visualização e recuperação:

Uma prévia dos arquivos encontrados é exibida antes de finalizar o processo. Agora você deve selecionar os arquivos a serem recuperados e para salvar em um local seguro, clicar em “Recuperar”. Deve-se salvar os dados em local diferente onde foram deletados.

Sem dúvida essa é uma excelente opção para recuperar pastas apagadas. A EasUs é uma empresa com mais de 10 milhões de usuários espalhados pelo mundo e desenvolvedora do produto EaseUS Data Recovery Wizard. Existe uma versão sem custos, para teste, que você pode fazer o download diretamente do site oficial da empresa.

Como Recuperar Pasta Apagada Usando O Recuva: Popular, Prático E Eficiente

O Recuva é um ótimo programa para recuperar dados do Windows deletados acidentalmente. Em sua versão sem custos, você consegue recuperar arquivos de forma avançada, e na versão paga terá também:



  • Suporte para disco rígido virtual;
  • Atualizações automáticas;
  • Atendimento Premium.

Ele executa uma varredura nos HDs do PC e encontra vestígios de dados que possam ser reparados e, sendo assim, utilizados novamente. No site oficial da empresa você pode escolher entre a versão grátis ou paga para fazer o download em 32 ou 64 bits. Depois é só recuperar arquivos deletados de uma pasta específica.

O Recuva funciona mesmo com HD formatado. As mensagens de e-mail também passam pela varredura que ele realiza no PC. Ele também tem a função de apagar arquivos definitivamente — sem possibilidade de resgate quando destruídos por ele.

Sistemas de arquivos FAT, exFAT e NTFS são suportados pelo Recuva. Veja como é simples sua utilização nesse passo a passo abaixo e consiga recuperar pasta deletada permanentemente sem se desesperar:

Passo 1:

Abra o programa e selecione o tipo de arquivo que será recuperado. Selecionando o tipo de mídia que deseja recuperar (documentos, áudio, vídeos, e-mails ou arquivos comprimidos), você irá acelerar o tempo de processamento. Selecione “All files” e toque em “Next” se quiser uma busca geral.



Passo 2:

Selecione o diretório que o Recuva irá buscar pelos arquivos corrompidos ou apagados. Selecione “’In a specific location” para o programa escanear nas pastas, lixeira, em um local específico ou em um dispositivo conectado. Depois basta procurar pela pasta, ou dispositivo conectado (cartão de memória, HD, pendrive, etc).

Passo 3:

Agora você deve selecionar o arquivo que será recuperado e tocar sobre o botão “Recover” e escolher em qual diretório será salvo. É sempre recomendado que você salve em outra unidade ou pasta, diferente de onde foi apagado.

Pronto, você conseguiu recuperar como recuperar arquivos deletados de uma pasta específica usando o Recuva e não precisa mais ficar preocupado.

Recuperar Pasta Deletada Windows De Forma Simples e Sem Custos

O Windows possui uma funcionalidade que ajuda você a recuperar arquivos e pastas deletadas — o melhor de tudo é que não tem que pagar nada por isso. Isso é muito bom, não é mesmo?



Caso você tenha excluído acidentalmente um arquivo e não tenha um backup, é possível realizar a restauração da versão anterior através das Shadow Copies.

Essa ferramenta permite criar cópias de segurança de arquivos no PC do usuário, tendo a possibilidade  de restaurar o sistema ou voltar ao topo anterior. Esse serviço não é uma particularidade das últimas versões do Windows e já existe desde as versões do XP.

Resumindo, as Shadow Copies são cópias criadas de forma instantânea. Depois que essa funcionalidade é ativada, você pode recuperar arquivos deletados de uma pasta específica usando uma ferramenta do próprio Windows. Muito mais simples e sem custos. Agora explico como ativar a ferramenta em cada versão.

Como Ativar As Shadow Copies No Windows 7:

Acesse o Painel de Controle e ative as opções de segurança, as opções dos pontos de restauração do Windows e Shadow Copies das pastas com informações do usuário. 

Como Ativar As Shadow Copies No Windows 10:

O processo no Windows 10 é bem semelhante. É possível administrar várias opções desse serviço na opção de Histórico de Arquivos (File History). 

Como recuperar uma pasta excluída no Windows depois de ativar as Shadow Copies

  1. Clique em Iniciar e depois em Computador;
  2. Busque pela pasta que continha o arquivo;
  3. Com botão direito do mouse clique nela e depois  em “Restaurar versões anteriores”;
  4. Clique duas vezes na versão anterior da pasta onde se encontra o arquivo que você deseja restaurar. Escolha uma versão de ontem, caso tenha sido excluído hoje;
  5. Agora é arrastar o arquivo ou pasta que você deseja restaurar para outro local, (pasta ou área de trabalho). A versão recuperada é salva no local selecionado.

Infelizmente esse processo não é 100% preciso. Alguns tipos de ransomwares (programas maliciosos) deixam o usuário sem a possibilidade de obter os arquivos novamente — eles buscam essas cópias escondidas e as excluem. De qualquer forma, essa é uma possibilidade de segurança extra em seu computador.

Agora que você já sabe das possibilidades de recuperar arquivos deletados de uma pasta específica, basta se precaver para seguir sem medo. Afinal, a tecnologia ao mesmo tempo em que pode nos trazer alguns momentos de transtorno, nos disponibiliza uma variedade de soluções.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, porventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.