Pular para o conteúdo

Aprenda A Como Recuperar Arquivos Deletados HD Externo





    É extremamente comum deletarmos acidentalmente um arquivo, ou até mesmo o excluirmos intencionalmente, e logo vir o arrependimento. Saiba que através de ferramentas construídas para a restauração de dados é possível recuperar arquivos deletados do HD externo.

    Todo o conteúdo inserido em um HD externo pode ser perdido por diversos fatores, como a exclusão acidental do arquivo, ou a presença de um vírus, ou malware no aparelho, ou até mesmo não conseguindo mais acessá-lo em decorrência de algum choque físico. Os motivos são variados, mas a solução pode ser uma só.

    Nesse sentido, mostraremos 5 programas voltados para recuperar arquivos deletados do HD externo. Eles ajudam que você restaure documentos, fotos ou vídeos excluídos e ainda podem auxiliar na hora de fazer backup. O processo pode parecer um pouco complicado, mas ajudo você nessa missão.

    Portanto, veja alguns dos programas sem custos para a recuperação de dados e aprenda a como recuperar arquivos deletados HD externo. Para agilizar ainda mais a sua vida, mostro o passo a passo de como fazer a recuperação em um dos programas listados.




    Saiba mais…

    Aprenda A Como Recuperar Arquivos Deletados HD Externo

    5 Programas Para Recuperar Arquivos Deletados Do HD Externo

    Elencamos 5 programas desenvolvidos com a finalidade de recuperar arquivos apagados de HD externo. Ainda mostro o passo a passo para utilizar um destes. 



    São eles:

    • Recuva (Windows)
    • Recoverit (Windows e Mac)
    • Undelete 360 (Windows)
    • Disk Drill (Windows e Mac)
    • Wise Data Recovery (Windows e Mac)

    Agora falo com mais detalhes de cada um dos programas, assim você pode escolher o que preferir.

    • Recuva

    O Recuva é o mais popular programa gratuito de recuperação de arquivos e documentos excluídos intencionalmente ou não do computador. Por essa razão escolhemos apenas este programa para mostrar o passo a passo de como recuperar arquivos deletados do HD externo.

    Além disso, é possível ainda recuperar arquivos dos cartões de memória de smartphones e tablets. Inclusive, de arquivos excluídos acidentalmente de um HD externo.

    Instalado o programa, ele já está pronto para ser utilizado. Existem duas opções de varredura, que a depender de qual será escolhida, o processo de busca pode levar até horas.



    A maioria dos programas para recuperar arquivos deletados do HD externo são pagos e o custo das licenças costuma ser caro. Nesse sentido, o Recuva é uma das melhores alternativas para você que não possui condições atuais de arcar com um programa pago e mais sofisticado.

    Veja abaixo como recuperar arquivos deletados do HD externo com o Recuva:

    Antes de tudo, vale a pena dar uma conferida na sua “Lixeira” do seu computador. Caso você não tenha excluído o arquivo diretamente, ele pode estar lá.

    Feito isso e você não tenha encontrado, instale o Recuva no seu Windows e siga o passo a passo elaborado a seguir:

    1. Toda vez que você abrir o Recuva, uma espécie de “assistente” o (a) ajudará a escolher o tipo de arquivo a ser recuperado. Clique em “Next” e passe para a etapa seguinte;
    2. Nesta etapa posterior é necessário escolher o tipo de arquivo a ser recuperado. Escolha a opção que seja a adequada ao que deseja recuperar, como, por exemplo, vídeo, texto, foto ou música;
    3. Agora escolha onde deve ser efetuada a busca. O Recuva pode vasculhar tanto em todo o computador, como em uma pasta específica ou um cartão de memória, ou aparelho Apple. Caso não tenha certeza, você pode clicar na opção “I’m not sure”;
    4. O programa informa que está pronto para vasculhar o sistema em busca do arquivo deletado. Clique em “Start” para iniciar a busca. Se ao final o arquivo não for encontrado, reinicie o procedimento, mas agora clicando na opção “Enable Deep Scan”;
    5. Em seguida, serão exibidos os arquivos encontrados pelo Recuva que podem ser recuperados. É muito importante frisar que o programa não garante que em 100% dos casos os arquivos serão encontrados;
    6. Selecione os arquivos do seu interesse e clique em “Recover”;
    7. Feito isso, você deve escolher o local onde deseja salvar os arquivos. É aconselhável salvar em um pendrive ou outro dispositivo de armazenamento, além da pasta do Windows.

    O Recuva oferece a opção “Deep Scan”, onde é realizada uma pesquisa mais profunda no sistema. Siga os passos abaixo:



    1. Volte para o “assistente” e clique em “Next” para definir os critérios de busca;
    2. Escolha o tipo de arquivo que deseja recuperar;
    3. Marque a opção onde o Recuva deve realizar a busca pelo(s) arquivo(s);
    4. Antes de clicar em “Start”, marque a opção “Enable Deep Scan” para realizar a pesquisa;
    5. Em seguida o Recuva começa a vasculhar o sistema. Perceba que por ser uma busca mais profunda, o processo pode levar até horas para ser concluído;
    6. Após isso, o programa exibe os arquivos encontrados. Selecione os de seu interesse e salve no destino devido. Feito isso, você acaba de recuperar o arquivo deletado do HD externo.
    • Recoverit

    Para quem busca uma alternativa gratuita, o Recoverit oferece uma versão mais simples, com menos recursos que o programa principal. É também uma opção para quem atua tanto com computadores Windows, quanto Mac e funciona muito bem para recuperar arquivos deletados do HD externo.

    Além disso, o programa também pode realizar varreduras e encontrar arquivos excluídos em cartões de memória, pen drives e aparelhos da Apple. Atualmente está na versão 8.0 contando com os recursos como:

    • Recuperação ilimitada de arquivos: tente encontrar arquivos deletados do HD externo quantas vezes desejar
    • Recuperação de partição: você pode localizar arquivos que foram perdidos por conta da invasão de algum vírus/malware que fazem com que eles sejam corrompidos
    • Recuperação de arquivos após pane no sistema: o Recoverit realiza uma varredura no HD externo mesmo que após o travamento do sistema

    Observação: No tocante à versão gratuita, apesar de você poder recuperar arquivos quantas vezes quiser, ela só permite resgate de arquivos de até 100MB.



    • Undelete 360

    Trata-se de um ótimo programa para recuperar arquivos deletados do HD externo. Não tem custos e serve para quaisquer arquivos do sistema Windows. Serve para encontrar dados perdidos por diversos motivos, como exclusão proposital ou acidental, e até danos ocasionados por vírus.

    Assim como os demais, conta com uma versão paga que contém recursos e funções adicionais. Ainda assim, a versão sem taxas é muito útil, razão pela qual integra o rol dos programas selecionados neste artigo.

    Nele você pode escolher o arquivo desejado através de filtros como “Nome do arquivo”, “Tamanho” e “Data da exclusão”.

    • Disk Drill

    É um dos programas para recuperar arquivos deletados de HD externo mais procurados, pois mescla o visual com a funcionalidade. O Disk Drill também não tem custos, e quando analisa o HD o programa separa os arquivos por categoria.

    Você pode tanto navegar através da hierarquia de tempo em que foram deletados os arquivos, como também pelo tipo de arquivo, como foto, texto ou áudio. Recupera ainda arquivos criptografados, ocultos ou compactados.



    Para os que preferem um design mais atraente, esta é uma boa opção, em comparação com os demais. E além do computador e o HD externo, o Disk Drill realiza varredura em celulares Android ou iPhone (iOS).

    Entretanto, o programa só permite a recuperação de até 500 MB de arquivos. Caso queira ampliar o limite, você precisa adquirir a versão PRO paga.

    • Wise Data Recovery

    O Wise Data Recovery é um das mais simples e práticas ferramentas para recuperar arquivos deletados do HD externo ou computador. Consegue vasculhar dados excluídos pelos mais diversos motivos.

    O programa possui uma interface simples e limpa. Você pode selecionar os arquivos de seu interesse por categorias para facilitar a busca do seu som, vídeo ou outro arquivo deletado.

    O programa ainda fornece o recurso de avaliar a probabilidade de encontrar o arquivo em “Boa”, “Pobre”, “Muito fraco” ou “Perdido”. E ainda facilita o usuário informando a última hora modificada de arquivos deletados.

    Muito embora seja inevitável, é sempre bom refletir e buscar algumas mudanças de conduta que podem evitar esse tipo de situação. Para isso, busque sempre fazer o backup dos seus arquivos. Você pode guardar cópias em dispositivos externos como o próprio HD, além de pen drives e cartões de memória, além dos celulares.

    Com o backup em diferentes locais, você não precisa se preocupar e passar sufoco para saber como recuperar arquivos deletados do HD externo. Bom, espero que as opções de programas listadas acima ajudem você a recuperar aquilo que precisa.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.