Pular para o conteúdo

Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast





    De tempos em tempos, eu sempre faço uma verificação completa com antivírus no meu computador e outros dispositivos, como pendrives e HD externo. É por isso que aprendi como recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast, pois já aconteceu de perder documentos após a verificação.

    Afinal de contas, dou aulas e tenho muitos arquivos com os assuntos em formato de apresentação e até mesmo as provas para os alunos. Tomo bastante cuidado para evitar perder ou deletar algum arquivo importante, senão tenho que refazer o serviço. Mas sei que isso pode acontecer sem querer. 

    Nessas horas precisamos saber como recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast. Mesmo sendo cauteloso, eu já tive problemas. E dos grandes! Como de costume, fiz a verificação no meu PC e o Avast encontrou alguns vírus. Até aí estava normal, já aconteceu outras vezes.

    Escolhi a opção de sempre, “Mover para Quarentena” e não deu certo e então apareceu a opção “Deletar” os arquivos com vírus, e fiz isso. Depois percebi que havia deletado uma apresentação que usaria em sala de aula naquela semana e tive que aprender a recuperar documentos excluídos pelo Avast.

    Fiquei preocupado, pois tinha pouco tempo para refazer tudo o que precisava. Lembrei de uma conversa que tive com o professor de Matemática outro dia, na sala dos professores. Ele contou ter perdido arquivos após usar o Avast e tinha me falado que dava para recuperar.

    Liguei para ele. Ufa! Ele ainda tinha a pesquisa com o passo a passo de como recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast. Explicou ser possível sim achar os arquivos apagados. Inclusive, usando o próprio Avast.

    Ele me lembrou ainda que, se fosse o caso, também existem programas específicos para recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast. Como opções, existem as plataformas Recoverit, EaseUS Data Recovery Wizard e Recuva, que possuem mecanismos para recuperar esses dados.

    Então, eu resolvi compartilhar com você tudo que aprendi com esse meu amigo. Confira!



    Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast

    Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast Usando O Cofre

    Quando eu procuro um arquivo em uma determinada pasta e não encontro, já fico apreensivo. Afinal de contas, perder qualquer dado que você utiliza com frequência não é nada interessante. Pelo contrário! Nessas horas é fundamental saber como recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast.

    Por isso, quando isso aconteceu comigo e pedi ajuda do meu amigo professor de Matemática, ele me explicou que existem algumas possibilidades de recuperação e que se eu não tivesse sucesso com uma delas, poderia tentar outra opção.



    Após tentar encontrar o arquivo da prova da minha turma da tarde, que eu tinha certeza que estava salva na minha área de trabalho, precisei recorrer a meu amigo. Ele me mostrou como recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast usando o Cofre/Quarentena.

    Não conhecia essa opção chamada Cofre, mas meu amigo me ajudou com isso. Para você entender melhor, o cofre de vírus no Avast é definido como um lugar onde o Avast guarda arquivos considerados com grande potencial de perigo. Dessa maneira, o arquivo suspeito é movido para esse local, o Cofre.

    Quando vai para lá, o arquivo não consegue causar nenhum dano para o seu computador. Inclusive, estando no Cofre, o arquivo não pode nem mesmo ser executado.

    Por isso, se você está precisando recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast usando o Cofre/Quarentena, veja a seguir o passo a passo que preparei. Basta seguir as etapas abaixo para conseguir de volta os arquivos que você precisa.

    1. Primeiro, clique com o botão direito do mouse no Avast (ícone laranja), que fica localizado na bandeja do sistema do Windows;
    2. Depois, abra a IU do Avast;
    3. Em seguida, vá para a opção “Proteção”;
    4. Depois, clique em “Cofre de Vírus”;
    5. O próximo passo é selecionar os arquivos que você deseja recuperar;
    6. A última etapa é clicar em “Restaurar”;

    Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast Usando O Quarentena

    Além dessa possibilidade, há ainda outras maneiras de recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast usando o Cofre/Quarentena. Se a Quarentena for a sua preferência, vou te mostrar a partir de agora como realizar o procedimento.

    Afinal, do que se trata esse Quarentena? Ele é um local considerado seguro no Avast Antivírus, cujo objetivo é armazenar arquivos considerados prejudiciais. Ou seja, essa plataforma faz o isolamento desses arquivos em relação ao resto do sistema operacional.

    Então, o que o Avast Antivírus faz é mover de forma automática os arquivos considerados maliciosos direto para a Quarentena, se identificar inicialmente que eles não podem ser reparados. A boa notícia é que existe como  recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast usando a Quarentena.



    Os arquivos que vão para a Quarentena não conseguem ser acessados, ou mesmo executados, seja por processos, por vírus externos ou pelos aplicativos de programas. Existem algumas maneiras que levam os arquivos para a Quarentena. 

    A primeira delas é manualmente, ou seja, você mesmo, se desconfia que algum arquivo está infectado, consegue removê-lo. Há ainda mais duas maneiras dos dados irem parar na Quarentena: 

    1. Se você executar um escaneamento pré definido do Avast Antivírus, e ele acabar detectando um ou mais arquivos suspeitos;
    2. Se um módulo ativo do Avast Antivírus detectar um arquivo considerado suspeito.

    Na pesquisa que o professor de Matemática me enviou, vi que um dos métodos é recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast da Quarentena. e explico ele agora

    A boa notícia é que os arquivos colocados na Quarentena não conseguem mais infectar o seu sistema. Se foi essa a ação que você fez, é possível sim recuperar os arquivos deletados pelo Avast de forma fácil. Siga as etapas a seguir para restaurar o arquivo excluído:

    1. Primeiro, clique para abrir o programa Avast Antivírus;
    2. Depois, clique em “Menu”;
    3. Em seguida, clique em “Quarentena”;
    4. Encontre o arquivo que você precisa e selecione-o;
    5. Procure, na parte inferior do seu antivírus, o botão “Restaurar” e clique nele;
    6. Pronto! Seu arquivo será restaurado

    Além disso, você também pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo. Depois, é só clicar em “Restaurar”.

    Esse processo para recuperar arquivos deletados pelo Avast está disponível para essas versões do antivírus:

    • Avast Free Antivírus para Windows;
    • Avast Premium Security para Windows;
    • Avast Omni para Windows.

    É importante que você saiba que, recuperar arquivos da Quarentena, pode representar um alto risco de segurança. Por isso, tome cuidado ao fazer a ação para não prejudicar seu computador ou dispositivo.

    Como Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast Usando Programas

    Se você tentou as modalidades Cofre e Quarentena para conseguir recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast e não obteve sucesso, não se preocupe. Existem outros métodos para resolver a situação. Com a ajuda de programas específicos, você consegue aquele arquivo que está buscando.



    Entre as opções de como recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast usando programas, estão:

    • Recoverit;
    • EaseUS Data Recovery Wizard;
    • Recuva. 

    Eles são simples de serem utilizados e com passo a passo rápido de ser executado. Vamos então saber os detalhes de cada programa.

    Como Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast Usando o EaseUS Data Recovery Wizard

    Outra opção para recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast é com o programa EaseUS Data Recovery Wizard. Por meio desse programa, você consegue ter de volta arquivos excluídos do disco rígido infectado por vírus, cartão SD, cartão de memória, pendrive e unidade flash USB, entre outros.

    Além disso, o programa EaseUS Data Recovery Wizard traz ainda outras possibilidades ao usuário. Confira quais são essas vantagens:

    • Recuperar músicas, e-mails, fotos e áudios de qualquer armazenamento
    • Recuperar dados excluídos, formatados e inacessíveis, que possam ter ocorrido em diferentes situações de perda de dados
    • Recuperar dados da lixeira, filmadora e câmera

    Para utilizar o EaseUS Data Recovery Wizard para recuperar o mais rápido possível os seus arquivos deletados pelo antivírus Avast, primeiro você precisa fazer o download do programa.



    Em seguida, você precisa selecionar o local onde você perdeu os arquivos, depois que usou o programa antivírus Avast. Por exemplo: se você perdeu dados da unidade C após ter usado o antivírus, então faça a seleção dessa unidade C. Depois, clique em “Verificar”.

    Aguarde enquanto o programa EaseUS verifica os arquivos excluídos pelo antivírus. Em seguida, clique em “Verificar”. Dessa maneira, você gera uma visualização em árvore dos arquivos que são recuperáveis.

    O passo seguinte o próprio programa vai te mostrar: faça a recuperação dos arquivos desejados. O processo é bastante direto e simples de ser concluído. Selecione na lista os arquivos que você quer ter de volta. Então, clique na opção “Arquivos excluídos” para encontrar os arquivos desejados. Pronto!

    Se preferir, o programa oferece a opção “Filtro”, um caminho rápido para você ter acesso aos arquivos que foram deletados. Depois, clique em “Recuperar” para ter os arquivos perdidos de volta.

    Nos tópicos a seguir, trago mais orientações para você conseguir recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast. Existem mais opções, como o Cofre/Quarentena e também outros programas disponíveis para download que vão te ajudar a resolver o seu problema de arquivos apagados. Acompanhe.

    Como Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast Usando o Recoverit

    Uma das opções de programa que encontrei para recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast é o Recoverit. Nesse caso, existe uma versão sem custos, com limitação na busca pelos arquivos apagados, que fica disponível por 30 dias. Há outra versão paga, com uma busca mais completa.

    Importante você saber que o Recoverit pode ser usado tanto para quem tem a plataforma Windows como também para Mac. Basta baixar o programa no site oficial da plataforma. Segundo a empresa, o Recoverit recupera arquivos deletados e também os perdidos no seu computador.



    Além de recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast, o Recuva também restaura dados deletados de outras mídias de armazenamento, como, por exemplo, cartão de memória, filmadora, disco rígido externo e unidade USB, entre outras.

    Na versão sem custos, o Recoverit permite recuperar arquivos e dados de até 100MB. Ou seja, você consegue achar no seu PC Windows ou Mac os dados deletados até essa quantidade. A partir disso, o Recoverit é pago.

    Importante você saber que o Recoverit lançou a versão 8.0, mais nova, em 2019. Na comparação com a versão 7.0, o Recoverit 8.0 recebeu a atualização tanto na tecnologia como também na facilidade de uso do programa.

    Essa versão aperfeiçoada do Recoverit permite que você aproveite outros recursos poderosos, além de recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast. Vamos conhecer quais são esses recursos, que ficam disponíveis apenas na versão paga:

    • Recuperação de Partição: você consegue recuperar arquivos perdidos de partições corrompidas ou mesmo perdidas
    • Recuperação de Arquivos Ilimitados: você consegue recuperar todos os arquivos perdidos
    • Recuperação após travamento de Sistema: é realizada uma análise bastante profunda no seu computador, para ser feita a recuperação dos dados mesmo quando o sistema de arquivos estiver corrompido

    Como Recuperar Arquivos Deletados Pelo Antivírus Avast Usando o Recuva





    Além do Recoverit, também é uma boa escolha para recuperar arquivos deletados pelo antivírus Avast o programa Recuva. Ele é um dos mais conhecidos e segundo relatos dos usuários, a interface do programa é considerada limpa e fácil de ser usada.

    Importante você saber que esse programa é disponibilizado apenas para o sistema Windows e que existe uma versão sem custos.

    Para usar o Recuva é simples. Você consegue fazer escaneamentos superficiais para recuperar arquivos deletados recentemente pelo antivírus Avast. Se o seu caso é de arquivos apagados há muito tempo, o Recuva faz uma análise mais profunda para encontrar esses arquivos.

    Siga o passo a passo:

    1. Abra o Recuva;
    2. Em seguida, será aberto um “Assistente”, que orienta você no processo de recuperação dos arquivos deletados;
    3. Depois, clique no botão “Next”;
    4. Na próxima tela, escolha o tipo de arquivo, que pode ser desde música e vídeo até fotos e documentos, entre outros;
    5. Na sequência, informe onde o Recuva deve procurar os arquivos deletados. Pode ser inclusive uma pasta específica;
    6. Se você não souber onde procurar, pode clicar na opção “I’m not sure” (que significa Eu não tenho certeza);
    7. Depois, clique em “Start” para começar a pesquisa;
    8. Pronto! Os arquivos que foram deletados serão encontrados.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.