Pular para o conteúdo

Aprenda A Recuperar Arquivos Deletados Pelo Windows Defender





Recentemente, ao instalar um programa que precisava para um trabalho, não consegui completar o processo, pois ele havia sido deletado pelo antivírus do computador. Ao buscar sobre o problema, aprendi como recuperar arquivos deletados pelo Windows Defender.

Descobri que essa é uma questão recorrente para muitos usuários e que pode não ser de básica resolução para quem não entende muito do assunto. Então, vim compartilhar aqui uma maneira de recuperar arquivos deletados pelo Windows Defender que você pode usar.

Nem sempre é recomendado restaurar tais itens, já que muitos podem de fato prejudicar seu dispositivo. Porém, assim como no meu caso, sei que muitas das exclusões não são adequadas, então será importante saber como restaurar um arquivo que o Windows Defender apagou.

Ainda, percebi em minha busca outra questão que mesmo quem já recuperou o arquivo pode enfrentar, que é quando o Windows Defender volta a apagar o arquivo. Portanto, falei também sobre um processo para não precisar mais recuperar arquivos Windows Defender.




Saiba mais…

Aprenda A Recuperar Arquivos Deletados Pelo Windows Defender

Como Recuperar Arquivos Excluídos Pelo Windows Defender

O Windows Defender é um antivírus voltado para funções mais básicas, como verificar e remover malwares do seu dispositivo e outros arquivos que considerar suspeitos. Porém, não são raros os casos em que será necessário recuperar arquivos excluídos pelo Windows Defender.

A explicação para isso é que o programa exclui diversos itens sem ao menos nos deixar ver do que se tratam, principalmente com documentos, extensões e programas que são baixados pela internet, e que podem não ser reconhecidos como seguros.



Tal ação poderá causar alguns erros e exclusão de arquivos importantes, trazendo prejuízos para os usuários. Portanto, para muitas pessoas pode ser necessário recuperar arquivos excluídos pelo Windows Defender em algum momento.

Mas, aqui vai uma boa notícia: os arquivos não serão excluídos pelo Windows Defender de forma definitiva inicialmente. Eles irão passar por uma quarentena, e caso você identifique algum desses itens como não perigoso, você poderá restaurá-lo!

Embora exista como recuperar os arquivos usando o prompt de comando, sei que ele pode parecer mais complicado para algumas pessoas. Mas, se não houver nenhuma intercorrência, bastará seguir alguns passos para consegui-los de volta, sem precisar do prompt.

Para fazer isso, vá até a barra de pesquisa do seu computador e procure pela “Segurança do Windows”

Recuperar Arquivos Deletados Pelo Windows Defender
Como Recuperar Arquivos Excluídos Pelo Windows Defender (Fonte: Print da Tela na Barra de Pesquisa Windows)

Abra o aplicativo para visualizar suas opções. Em seguida vá até “Proteção Contra & Vírus”.



Recuperar Arquivos Deletados Pelo Windows Defender
Como Recuperar Arquivos Excluídos Pelo Windows Defender (Fonte: Print da Tela no Aplicativo)

Nessa opção você deverá localizar a guia de proteção contra vírus e ameaças e nela, o histórico de proteção. Lá estarão os itens que foram bloqueados pelo Windows Defender.

Depois disso, filtre os itens para a quarentena, e selecione aqueles arquivos que deseja, ou, se preferir, busque-os manualmente. Ao selecioná-los aparecerão algumas opções de ações. Caso precise recuperá-los, escolha “restaurar”.



Para proteger o arquivo de novas exclusões do Windows Defender, você precisará colocá-lo como uma exceção. Isso porque, ao fazer uma nova busca, o programa poderá repetir o processo.

Dentro do Windows Defender, essa opção ficará em “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”, na seção “Exclusões”, em “Adicionar ou remover exclusões”. Adicione uma exclusão com o arquivo que deseja proteger. Assim, ele não será mais detectado.

Se, ao recuperar arquivos excluídos pelo Windows Defender você acabou se arrependendo, é possível se proteger novamente. Para isso, vá até “proteção antivírus e contra ameaças” e ative-o contra as ameaças permitidas.

Ainda, será preciso que você adicione o arquivo que deseja à essa lista de ameaças permitidas. Assim, poderá retomar sua segurança.

Como Não Precisar Mais Recuperar Arquivos Windows Defender

Muitas pessoas até sabem como recuperar os arquivos excluídos, porém precisam voltar a fazer isso de maneira periódica, pois o programa volta a apagá-los. Portanto, vou explicar aqui como não precisar mais recuperar arquivos Windows Defender.

O Windows Defender possui uma função em que seus arquivos selecionados não serão mais contemplados na varredura do programa e, então, não serão enviados até a quarentena. Essa função chama-se exclusão, e você poderá adicionar tanto arquivos quanto pastas na mesma.

Porém, com relação a pastas, é importante ressaltar que muitas vezes os arquivos que são detectados como prejudiciais para o sistema de fato o são. Portanto, é mais recomendado que você os retire manualmente da quarentena caso não tenha certeza da segurança total.

Mas, caso haja algum equívoco de leitura que você precise consertar, abra o Windows Defender e vá até a opção “Dentro do Windows Defender”, essa opção ficará em “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”.

Em seguida, procure pela seção “Exclusões”, em “Adicionar ou remover exclusões”. Adicione uma exclusão com o arquivo que deseja proteger. Assim, ele não será mais detectado pelo programa.

Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.