Pular para o conteúdo

Dicas De Como Recuperar Arquivos Deletados Do Computador

    Vez por outra você pode lidar com o problema de perder os arquivos do computador, seja por um vírus ou por ter deletado sem perceber. Se você está passando por isso, fique calmo. Existem maneiras de recuperar arquivos deletados do PC.

    Nesse período de isolamento, muitos adotaram o sistema home office, e consequentemente uma quantidade maior de arquivos foram baixados em computadores. É natural que um número maior de documentos seja perdido também. Como para quase tudo na vida há solução, vim aqui ajudar você.

    Neste artigo dou algumas dicas de como recuperar os arquivos deletados. Apresento alguns processos que podem ajudar você nessa missão de restaurar diferentes tipos de documentos perdidos.

    Se o problema são os arquivos excluídos da lixeira permanente, ou do pen drive, no Google Drive, convido você a ler este artigo até o final. Independente do seu problema, ao final da leitura você será capaz de recuperar arquivos deletados sem querer.

    Vamos lá.

    Recuperar Arquivos Deletados
    Dicas De Como Recuperar Arquivos Deletados Do Computador

    Dicas De Como Recuperar Arquivos Apagados Da Lixeira

    Perder arquivos do computador pode acontecer por uma série de fatores: ataque de vírus, formatação, erro do sistema ou exclusão. Para alguns casos você consegue com mais facilidade recuperar arquivos deletados, em outras você precisa da ajuda de algum programa específico.

    As soluções para restaurar arquivos excluídos mais comuns são:

    • Recuperar arquivos através dos backups, caso você tenha;
    • Recuperar arquivos por meio de dados excluídos da reciclagem ou lixeira;
    • Recuperar arquivos com ajuda de algum programa.

    O primeiro e o terceiro em geral são as soluções mais rápidas.

    Para recuperar arquivos excluídos na lixeira do Windows, você deve clicar sobre o documento que deseja restaurar com o botão direito do mouse na opção “restaurar”. Ou você pode selecionar os arquivos e clicar em “restaurar todos os elementos”. Automaticamente os arquivos volta às pastas de origem.

    Saiba Como Recuperar Arquivos Deletados Da Lixeira Permanentemente

    Normalmente ao apagar um arquivo no Windows, quando a lixeira é esvaziada, o arquivo permanece no disco rígido (HD). Apenas uma parte de referência é removida do sistema, e para a área do disco rígido é removida apenas a referência, para fazer uma nova geração de dados.

    Dessa forma é possível recuperar arquivos deletados da lixeira permanentemente através de programas especializados neste tipo de serviço. Hoje, trago aqui a dica de um dos programas mais recomendados para a restauração de arquivos excluídos do PC, o Recuva.

    Ele é considerado um dos melhores programas de computador de recuperação de dados, especialmente para aquelas situações em que os arquivos foram apagados acidentalmente.

    O Recuva, basicamente, faz uma varredura completa em todo o HD do computador, procurando resquícios de dados que possam ser restaurados e utilizados novamente.

    Ele oferece a versão sem custos e outra paga. Além do disco rígido, ele também permite os resgates de arquivos dos gadgets(aparelhos).

    O programa consegue recuperar arquivos armazenados em pen drive, fotos de câmera digital, músicas removidas em um iPod e de qualquer reprodutor (inclusive metadados, com nome de artista e álbum).

    Como Recuperar Arquivos Deletados Da Lixeira Usando O Recuva No Computador

    O Recuva é um programa desenvolvido pela CCleaner e pode ser baixado diretamente pelo site oficial da empresa.  Siga o passo a passo abaixo para instalar o Recuva e recuperar arquivos deletados da lixeira permanentemente.

    1. Primeiro baixe o Recuva;
    2. Você precisa escolher o idioma, e há vários a disposição, inclusive o Português do Brasil, e clique em “Next”;
    3. O próximo passo é escolher os locais em que deseja adicionar os ícones do Recuva. Selecione e clique em “Instalar”;
    4. Com o programa instalado, toda vez que você o abrir será possível visualizar o assistente de recuperação que o ajuda a localizar o arquivo que deseja, de uma forma mais rápida;
    5. A tela seguinte oferece a opção do tipo de mídia, arquivo e até e-mails para inserir na busca. Você deve selecionar qual deseja, e se não souber clique em “Outro” em seguida Avançar;
    6. A próxima tela é dedicada ao local que o Recuva deve fazer as buscas para recuperar documentos apagados. Caso não saiba, clique em “não tenho certeza”, para o programa fazer uma varredura em todo o computador;
    7. São apresentados os arquivos selecionados, dos mais diversos tipos. Caso queira fazer uma busca avançada, clique em “Trocar para o modo avançado”;
    8. É possível refinar a busca clicando em modo avançado, e então você pode selecionar em qual disco procurar, por formato de arquivo e nome. Clique em cima do programa ou documento desejado, e é possível visualizar uma prévia e conferir se é o que realmente quer;
    9. Localize o arquivo que você está procurando, clique no botão Recuperar, que ele salvará no local de sua preferência.

    Pronto, você conseguiu recuperar arquivos deletados. Uma alternativa para que você não corra o risco de excluir documentos da lixeira é aumentar a capacidade da Lixeira do seu PC, para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

    1. Procure e abra a lixeira do Windows;
    2. Com o botão direito, clique na opção “Propriedades”;
    3. Veja qual o tamanho que está disponível, e tente aumentar em “tamanho personalizado”.

    Com essas dicas, você não precisa mais ficar preocupado quando aquele documento importante sumir do PC. Basta seguir os passos para recuperar arquivos deletados da lixeira e ser feliz novamente.

    Este artigo é meramente informativo, ou seja, não possui nenhum vínculo com a empresa que oferece o serviço e que, por acaso, poderá ser citada no decorrer do artigo. Não isentamos a busca de informações no site oficial da operadora.